O construtor naval italiano Austin Parker Yachts, fundado por Giovanni Sebastiano Gravagno e com uma história de mais de 25 anos na Europa e nos EUA, foi adquirido pelo empresário turco Baris Nalcaci.
A Austin Parker Yachts, que tem sede comercial na Ligúria e pátio de produção em Pisa, possui atualmente uma linha de sete modelos de iates de 36 a 72 pés (11m a 22m), incluindo Ibiza, Mahon e Palma. No final da década de 1990, o estaleiro tornou-se um dos primeiros na Itália a construir barcos tradicionais de ‘lagosta’, popularmente utilizados pelos pescadores no Maine, EUA.
Em 2008, a marca Austin Parker foi adquirida por um grupo de empresários e acabou desenvolvendo uma nova linha de barcos lagosta, em colaboração com o designer italiano de iates Fulvio de Simoni.
Nalcaci é presidente da Epsilon Composite, uma empresa de manufatura com sede na Turquia que fornece materiais compósitos para os mercados aeroespacial e marítimo.
—Com Baris Nalcaci a bordo, iniciamos uma nova era para a marca —afirma Giovanni Sebastiano Gravagno, fundador da Iates Austin Parker. Gravagno também confirma que o estaleiro abrirá agora um novo estaleiro de 27,000 mil m² em Pisa.
—A experiência [de Nalcaci] no desenvolvimento de marcas globais, compósitos e outros materiais, bem como no design de produtos, nos ajudará no novo projeto. Sentimo-nos afortunados por tê-lo como investidor, por isso podemos iniciar esta jornada a partir do nosso novo estaleiro, que ocupa uma área de 27 mil metros quadrados, no Canal Navicelli, em Pisa, a apenas cinco km do Aeroporto Internacional Galileo Galilei—.
Em março de 2022, estúdio de design italiano Pininfarina Náutica e De Simoni revelaram que estão trabalhando em um projeto de catamarã a motor de 48 pés para uma nova marca chamada Epsilon Yachts, lançada pela Epsilon Composite.
— Giovanni Sebastiano Gravagno continuará à frente da Austin Parker Yachts durante esta emocionante jornada com sua imensa experiência, pois ele é o coração e o cérebro da empresa. Manteremos a alma da Austin Parker Yachts, que tem feito muito sucesso em vários mercados até agora, principalmente na faixa de 44 a 85 pés— diz Nalcaci.
— Além de fortalecer a nossa posição com a gama de produtos existente, adicionaremos novos produtos que acreditamos que trarão uma onda de entusiasmo ao mercado. A primeira linha destes produtos serão os catamarãs a motor que apresentaremos na edição deste ano Festival de iates de Cannes. Estou entusiasmado com o facto de estes catamarãs, desenhados por Pininfarina em colaboração com o grande arquitecto naval Fulvio De Simoni, estarem a ganhar vida. Estou muito confiante nesta fantástica jornada com Giovanni Sebastiano Gravagno. —O interesse pelos nossos produtos está além das minhas expectativas, mesmo nesta fase inicial—conclui. | MIN