A construtora australiana de super iates personalizados Echo Yachts lançou seu mais recente super iate, o catamarã de aventura e apoio de 56 m M/Y Charlie 2.
Com LOA de 56m e volume de 1,041GT, o casco de alumínio Charlie 2 é considerado o maior iate catamarã já construído na Austrália e é o segundo maior superiate da Echo Yachts construído no estaleiro Echo Marine Group perto de Fremantle, na Austrália Ocidental.
Charlie 2 é uma variante significativamente maior do seu antecessor M/Y Charley (casco composto, 50m LOA, volume 701GT, entregue em 2017).
Arquitetura naval para Charlie 2 foi escrito pela empresa australiana One2Three Naval Architects, com projeto de engenharia, eletricidade e adaptação da equipe interna do Echo Marine Group.
Echo diz Charlie 2O layout maior oferece acomodações internas espaçosas, áreas de entretenimento ao ar livre e capacidade significativa de transporte de brinquedos aquáticos.
O estaleiro acrescenta que o Charlie 2O casco de alumínio é projetado sob medida para melhorar a eficiência hidrodinâmica e permitir o uso de motores muito menores para impulsionar o que é um iate significativamente maior em comparação com seu antecessor M/Y Charley.
Charlie 2 possui um catamarã customizado de 12m em uma plataforma de lançamento e recuperação na popa da embarcação. O iate também está equipado com um grande heliporto, armazenamento de mergulho, câmara de descompressão e equipamento de sonar especializado no tender de 12m para localização de naufrágios e aventuras de mergulho.
O projeto e construção de Charlie 2 foi concluído em menos de três anos, com início do projeto em 2020.
— É um dia muito especial para as equipes da Echo Yachts e One2Three Naval Architects vendo os frutos de nossos esforços combinados no lançamento do Charlie 2 —diz Mark Stothard, diretor de Grupo Eco Marinho. —Ela se ajusta perfeitamente à linha d’água do projeto e é uma das embarcações mais completas que já vi no lançamento. Algumas semanas de comissionamento e testes, e então ela partirá para sua primeira aventura—.
Os testes no mar deverão começar no início de setembro de 2023, com entrega várias semanas depois. | MIN