A ArcelorMittal Brasil divulga o Relatório de Sustentabilidade do ano de 2022, em que apresenta as principais ações desenvolvidas ao longo do ano, incluindo iniciativas de preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua. Um dos destaques é o detalhamento do plano de investimentos de cerca de R$ 25 bilhões da empresa – o maior em andamento da indústria brasileira do aço –, destinado à ampliação de plantas, à construção de parque eólico em parceria com a Casa dos Ventos e também à aquisição da Unidade de Pecém (antiga CSP). A publicação traz, ainda, o compromisso mundial assumido pelo Grupo de ser carbono neutro até 2050 e de liderar o processo de transição para uma economia de baixo carbono. A conquista da certificação Responsible Steel™ pelas unidades de Tubarão (ES), Monlevade (MG) e Vega (SC) também é destacada.
Sobre a liderança da ArcelorMittal no Brasil, o Relatório apresenta o desempenho da empresa em um ano muito positivo, no qual a produção de suas unidades somou 12,7 milhões de toneladas de aço e 3,3 milhões de toneladas de minério de ferro. A publicação reforça as metas, valores e objetivos da ArcelorMittal, bem como fornece dados e informações sobre governança corporativa. Aprofunda também em temáticas como investimentos sociais, que somaram R$ 78 milhões no ano — entre recursos próprios e incentivados — e beneficiaram 365 mil pessoas, além de detalhar ações voltadas para eficiência energética, saúde e segurança, integridade, compliance, diversidade e inclusão, inovação e gestão da cadeia de fornecimento.
Elaborada em conformidade com as normas da versão Standards 2021 da Global Reporting Initiative (GRI) –—padrão adotado mundialmente para relatórios de sustentabilidade —, a publicação passou pela auditoria externa da Bureau Veritas.