Com crescimento estimado em 6,2% até 2027.Executivo da Krominox, líder nacional na produção de tubos em aço inox, fala sobre as aplicações da liga metálica no setor e as projeções otimistas para os próximos anos.
Mesmo com um cenário de desaceleração econômica, o setor petroquímico segue com uma perspectiva positiva. De acordo com a estimativa divulgada pela Research and Markets, este mercado deve crescer g. Somente para 2023, a demanda diária por barris de petróleo (bpd) ficará acima dos 29 milhões, um crescimento de 600 mil bpd, em relação ao ano anterior, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo(Opep). Avaliando o alto desempenho deste segmento, Marcos Barbosa, CEO da Krominox, empresa líder nacional na produção de tubos em aço inox, enxerga impactos relevantes às companhias que contribuem com os insumos de aço inoxidável, empregados do início ao fim dessa cadeia produtiva.
“Enquanto damos os primeiros passos para a transição energética e a meta Net Zero determinada por muitos negócios, ainda dependemos muito do petróleo para sustentar o nível da atividade humana. A população mundial segue em crescimento e, com isso, aumentam-se as demandas, como as relacionadas ao setor de transportes e a manufatura de produtos, especialmente os compostos por plástico, seja em termos de embalagem ou do próprio produto em si”, comenta Barbosa.
O aço inox como fomento para o setor petroquímico — Ao configurar um material extremamente resistente e durável, ainda que exposto a ambientes altamente agressivos e corrosivos como os da indústria petroquímica, as estruturas e soluções em aço inoxidável têm um emprego crescente no segmento.
— A liga metálica está presente desde os sistemas de perfuração e extração, até o transporte, processamento nas refinarias e armazenamento. São tubulações, válvulas, compressores, bombas, trocadores de calor, tanques e muitos outros equipamentos que integram um processo operacional em condições severas. Somente as soluções em aço inox são capazes de suportar tamanhos impactos, por isso, a demanda por esses produtos tem acompanhado a expansão e a velocidade adotadas por essa indústria —explica Barbosa.
Com o propósito de acompanhar as expectativas positivas do setor e expandir ainda mais a atuação, a Krominox, uma das principais fabricantes e fornecedoras de tubos em aço inoxidável para a indústria petroquímica, deve direcionar, ainda em 2023, novos aportes para a aquisição de máquinas e ferramentas, assim como a ampliação de sua capacidade produtiva, para continuar atendendo com efetividade as necessidades das companhias que processam essa commodity e seus subprodutos.
— Temos mais de 25 anos de atuação nesse mercado e desde que passamos de distribuidores a fabricantes das soluções em aço inox, conseguimos atender com muito mais eficiência esses crescimentos repentinos. Até o final deste ano, temos previstos R$ 15 milhões em investimentos operacionais, além de um contínuo movimento de fusões e aquisições. A compra oportuna de novas plantas fabris está sempre em nosso radar— conclui o executivo.
Krominox — Presente no mercado do aço há 25 anos, a Krominox é uma das principais empresas brasileiras especializadas na fabricação de tubos e soluções em aço inoxidável. Com forte atuação no setor sucroalcooleiro e líder no segmento de papel e celulose, a Krominox demonstra toda sua expertise e qualidade para a fabricação de tubos personalizáveis, dentro de todos os diferentes padrões de bitolas e comprimento sob medida, de acordo com a necessidade específica de cada projeto. A empresa fabrica e fornece soluções também aos setores automotivo, alimentício, saneamento e tratamento, farmacêutico, químico e petroquímico, entre outros.