movimento-eu-sou-catador

24/08/2023

Movimento Eu Sou Catador promove 1º encontro nacional de profissionais da categoria

Com patrocínio da Prolata, evento, que ocorrerá em agosto, contatará com a presença de autoridades e serão firmados compromissos em favor do setor e da reciclagem.

O Movimento Eu Sou Catador (MESC) promove, entre os dias 23 e 25 de agosto(quarta a sexta-feira), seu primeiro Encontro Nacional, que acontecerá na sede nacional do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em Brasília, e transmitido online. Com patrocínio da Prolata, o evento terá uma série de palestras, debates e rodas de conversa para catadores, catadoras e pessoas interessadas, abordando pautas importantes para esta categoria profissional, além de promoção da sustentabilidade ambiental e da justiça social, com temas necessários para o avanço da economia circular no país.

Cenário — Embora muito presente no dia a dia, a categoria de catadores de materiais recicláveis possui diversos obstáculos. Estima-se que haja mais de um milhão de homens e mulheres trabalhando com recolhimento e venda dos mais diversos materiais, como latas de aço, alumínio, garrafas de vidro, caixas de papelão, entre outros. Este trabalho é um dos mais relevantes para a sustentabilidade e construção de uma economia verde, mas não é enxergado dessa forma por grande parcela da sociedade.

Dados levantados pelo MESC apontam que 95% dos profissionais não trabalham em associações ou cooperativas, mas, ainda assim, a categoria é responsável por cerca de 90% do volume de materiais recicláveis que chegam à indústria para revalorização. Mesmo os profissionais ligados a associações e cooperativas, não recebem a valorização adequada, já que menos de 1% desses órgãos possuem contratos de prestação de serviços com prefeituras, o que permite receber um valor correspondente ao serviço ambiental prestado.

—Infelizmente, a reciclagem no Brasil não nasceu da consciência ou da educação ambiental do cidadão brasileiro, mas da necessidade de pessoas pobres, que usam a reciclagem como um meio para sobreviver. Essas pessoas trabalham de forma precária e arcaica, sem reconhecimento ou valorização pelo serviço que prestam à sociedade e ao planeta— explica Tião Santos, fundador do MESC e um dos personagens do filme “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011.

É na busca de maior visibilidade e da construção de políticas públicas que tragam a categoria para o centro do debate que o MESC organiza seu primeiro encontro nacional. Outros eventos, como encontros estaduais e regionais, já ocorreram anteriormente, no entanto esse é o primeiro evento de âmbito deste porte organizado pela entidade.

— Precisamos romper com o Paradigma de que reciclagem é coisa de Gente Pobre. A Reciclagem é um Avanço de consciência e responsabilidade ambiental e necessária na construção de uma sociedade justa e igualitária, que é um dos 17 objetivos da ONU para um desenvolvimento sustentável —pontua Tião Santos.

O 1º Encontro Nacional do MESC será dividido em três dias. No primeiro, o destaque fica para a solenidade de abertura, com a presença de representantes de ministérios como Meio Ambiente, Cidades, Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Social e Trabalho e Emprego, além de outras autoridades.

Ainda no primeiro dia, acontecerá um coquetel de boas-vindas, onde serão assinados Termos de Cooperação entre o MESC e diversas entidades, como Associação Brasileira de Municípios, Fundação Banco do Brasil, Rede Sul, Rede Recicla Bahia, Rede Alternativa, Movimento Limpa Brasil e Rede Papel Solidário.

Nos dias subsequentes, serão ministradas palestras e mesas de debate, com a participação de líderes populares, representantes de entidades ligadas ao setor e de patrocinadores do evento, como Thais Fagury, da Prolata, Valéria Michel, da Tetrapak, Jessica Doumit, da eureciclo, Dione Manetti, da PRAGMA, Fernando Bernardes, da Central de Custódia, Remy Gorga Neto, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/DF) e Márcio Lopes de Freitas, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além dos patrocinadores com participação nos debates, o programa de logística reversa Mãos para o Futuro e o CRUB também apoiam o evento.

. Encontro Nacional do Movimento Eu Sou Catador, dias 23, 24 e 25 de agosto (quarta, quinta e sexta-feira), no Edifício Via Universitas – 4º Andar SEPN 516, Conj D, Lote 09 – Asa Norte, Brasília (DF). Informações e inscrições no e-mail [email protected], pelo WhatsApp (61) 99695-3052 ou nas redes sociais do MESC.