lots-group

24/08/2023

LOTS Group mira expansão no Nordeste para transporte de cana-de-açúcar e grãos

Além do foco em segurança, tecnologia, eficiência e sustentabilidade na logística, empresa estimula o desenvolvimento econômico e social onde atua.

Responsável pela otimização das operações logísticas por meio da tecnologia e inovação, a empresa sueca LOTS Group, do grupo Scania, anunciou a expansão de sua atuação no Brasil para a região nordeste com foco em transporte de cana-de-açúcar e grãos, como soja e milho.

Além de Pernambuco e Alagoas, principais produtores da cana-de-açúcar da região, estados como Bahia, Piauí e Maranhão também lideram o crescimento em área plantada e produtividade.

—O Nordeste é um polo econômico importantíssimo no país e conta com um grande potencial de inovação, algo que está no DNA da LOTS, por isso, estamos atentos a essa demanda do mercado que tem buscado soluções logísticas mais eficientes e sustentáveis —destaca Stephanie Amaral, Head de Desenvolvimento de Negócios da LOTS Group Latam.

Criada em 2016, a empresa atua também nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Suécia. Presente no Brasil desde 2018, já tem operações em São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Números —A empresa já possui na América Latina quase 500 equipamentos em gestão em operações de transporte de cana-de-açúcar, madeira, minério, além de peças e insumos industriais.

No Brasil, a empresa chegou a 116 milhões de reais em faturamento em 2021. Em 2022, o valor subiu para 225 milhões. A previsão anunciada no início deste ano é que o faturamento de 2023 chegue a 330 milhões.

—Nosso objetivo é alcançar mais regiões do Brasil investindo em segurança, capacitação interna, tecnologia e apoio às comunidades locais. A busca pela sustentabilidade é uma prioridade, incluindo a expansão de operações com veículos movidos a gás e eletricidade. Esses marcos positivos reforçam nosso compromisso em promover um impacto econômico, social e ambiental positivo em todas as áreas em que estamos atuando— afirma ela.

Produção no Nordeste —De acordo com dados da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) sobre a safra de cana-de-açúcar da temporada 2022/23 nas regiões Norte e Nordeste, a moagem alcançou um total de 61,38 milhões de toneladas até o final da primeira quinzena de maio, superando significativamente os números registrados na safra anterior, 2021/22. A NovaBio ainda revelou um crescimento importante de 13,7% na moagem em comparação com o mesmo período da safra anterior, que registrou 54 milhões de toneladas. Essa conquista também ultrapassou em 5,2% as projeções iniciais para o ciclo 2022/23, que eram de 58,34 milhões de toneladas.

—Estamos em fase de negociação, estreitando contato com empresas locais para começar a operar no setor agro nordestino ainda nesse ano e temos veículos prontos para atender a demanda na região. Queremos avançar no mercado e o Nordeste tem um potencial econômico muito grande e importante para o Brasil —completa Stephanie