francisco-dornelles

24/08/2023

Firjan lamenta a morte do político e ex-governador do Rio Francisco Dornelles

É com profundo pesar que a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) lamenta a morte do político, ex-senador e ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Oswaldo Neves Dornelles. Como deputado federal, Francisco Dornelles recebeu em 1996 a medalha do Mérito Industrial, honraria máxima da indústria fluminense.

Ao longo da sua trajetória política prestou inúmeros serviços à nação e ao estado do Rio de Janeiro. Exerceu cargos, como secretário da Receita Federal; ministro em três governos, com destaque para quando assumiu a pasta da Indústria, Comércio e Turismo no primeiro governo FHC; deputado federal por cinco mandatos, sendo um Constituinte; senador; vice-governador e governador fluminense.

Mineiro, nascido em Belo Horizonte, Francisco Dornelles vivenciou a política brasileira nos últimos 70 anos, descendendo de uma família com forte atuação na história da política nacional. Por parte de pai, era primo de segundo grau do ex-presidente Getúlio Vargas. Já pelo lado da família materna, era sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Castelo Branco.

—Dornelles reunia dois talentos: era um estudioso, que discutia os temas em profundidade com qualquer técnico, e um político muito hábil em construir consensos. Ele tinha uma habilidade extraordinária, perdemos um PhD em política— lembrou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro presta solidariedade a esposa Célia e suas duas filhas, familiares e amigos.