Cerca de 30% dos custos dos planos de saúde estão relacionados à aquisição de OPMEs, com a necessidade de redução de custo, a LogMed aproveitou para ampliar em 50% suas soluções logísticas especializadas neste mercado
Segundo dados divulgados pela Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), no ano de 2022, o segmento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) teve um incremento de 25,6% nas importações e 14,4% nas exportações, comparado ao ano anterior. Setores como cardiovascular, oftalmologia e ortopedia foram os grandes responsáveis por impulsionar este crescimento.
Desde a pandemia da Covid-19, a logística OPME vem sofrendo impactos significativos no setor hospitalar brasileiro, o que tem gerado grandes oportunidades para o mercado. O setor é um dos mais caros dentro da cadeia da saúde suplementar, no ano passado as despesas com OPME, medicamentos, materiais, contratos de apoio, logística e outros insumos representam 36,02% das despesas dos hospitais privados do País, segundo dados do Observatório Anahp 2023.
Ainda de acordo com o Instituto de Estudos em Saúde Suplementar (IESS), mais de 30% dos custos de uma operadora de plano de saúde estão relacionados à aquisição de OPMEs. Ou seja, é uma área de alto custo. A Logmed, operadora logística especializada na área da saúde com sede em São José dos Campos, aproveitou o cenário promissor para ampliar em 50% seus serviços de logística especializada em OPMEs com atuação Last Mile (última fase do transporte de um produto, quando ele sai do centro de distribuição e vai até as mãos do cliente final), visando a integração, performance e otimização de custos. O que deve refletir em um aumento significativo no faturamento anual da companhia em cerca de 26%.
Para Danilo Magri, CEO da Logmed, as mudanças sofridas pelo setor após a pandemia da Covid-19 deixaram ainda mais evidente a necessidade das operadoras estarem preparadas para oferecer mais do que armazenagem e transporte, mas sim serviços logísticos integrados que promovam uma experiência total, inclusive a otimização dos custos.
Dentro os mais de 300 clientes da Logmed, o índice de performance, ou seja, a entrega no prazo e a satisfação do cliente, estão acima de 98% segundo pesquisas de NPS realizadas pela empresa no primeiro semestre de 2023. Vale destacar alguns nomes como Hospital Oswaldo Cruz em SP com 99,61% de performance de entrega, o Hospital Cristão de Sorocaba com 99,75% e a Beneficência Portuguesa e o Grupo Esho com 98%.
No setor grande parte das reclamações estão relacionadas à falta de compromisso com prazo de entrega, por esse motivo, a empresa também investiu e ampliou em frota própria de caminhões, vans, carros e motos para ganhar mais agilidade e ampliar seu campo de atuação para todo território brasileiro, afinal, a empresa atualmente realiza uma aproximadamente 200 mil entregas no ano.
Somente no primeiro semestre do ano, a Logmed atendeu o Grupo Unimed (Brasil) com 13.124 entregas, o Grupo Rede Dor (RJ e SP) com 2.751, o Grupo Esho (Brasil) com 2.549, o Hospital Vera Cruz (Campinas) com 920 entregas e o Hospital Cristão de Sorocaba com 799 entregas.
A terceirização da logística OPME cresce à medida que o setor fica mais exigente, digital, inovador e imediatista. Muitas organizações avaliam mais vantajoso contratar uma operadora que já tenha know-how no segmento para se tornar uma parceira de negócio do que investir em equipe especializada, sistemas de controle de estoque, frota especializada e espaço para armazenamento.
—O mercado está aquecido e as oportunidades são grandes. As operadoras que compreendem que o core business tradicional já não é mais suficiente para as exigências da nova era da operação logística OPMEs, estão avançando. As oportunidades estão por aí, e é preciso ter conhecimento e expertise para oferecer serviços que realmente entreguem resultados e satisfação ao cliente— afirma Danilo Magri.
Perfil — A LogMed foi fundada, em janeiro de 2008, com a missão de oferecer serviços integrados de distribuição e logística na área da saúde e bem-estar.
Com a crescente demanda de empresas do ramo da saúde em busca de parceiros qualificados e certificados para realizar armazenagem, logística e transporte de produtos sensíveis, ampliou seu ramo de atuação e reforçou seu compromisso em ajudar os clientes a salvarem vidas.
A LogMed expandiu sua atuação para todo território nacional fechando parcerias estratégicas e replicando seu modelo operacional de negócios baseado em customização de projetos e agilidade no atendimento.
Atualmente, a LogMed se destaca por oferecer soluções logísticas personalizadas e integradas de armazenagem, transporte, gestão de estoques consignados e serviço completo na cadeia de supply chain com customer service para atendimento à cirurgia junto aos convênios e hospitais.
Com operações eficientes, tecnologia de ponta e frota própria, a LogMed atende com excelência clientes de diversos segmentos, destacando-se no setor de saúde, farmacêutico, médico-hospitalar, diagnóstico, clínica e cosmético.