A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou na última semana, da 28ª edição da Fenagri, considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina. O evento que voltou a ser realizado após quatro anos, teve como objetivo fortalecer e ampliar as relações do agronegócio, contribuindo para consolidação do Brasil como produtor e exportador de frutas, e de modo especial, abrindo possibilidades de sucesso para os investimentos no Vale do São Francisco.
Abrafrutas teve a participação com estande institucional, no qual os visitantes puderam conhecer um pouco sobre a instituição e as ações que realizou nos últimos anos. A participação possibilitou ainda o aumento da rede de relacionamentos entre associação e participantes. Além de marcar presença na feira, Abrafrutas participou também dos eventos técnicos que ocorreram nos dias 09 e 10(quarta e quinta-feira), sendo representada pelos diretores, Eduardo Brandão e Bruno Farias como debatedores do Fórum de Discussões.
Consumo x Percepção do valor da fruta foi um dos temas do Fórum, no qual o diretor executivo da Abrafrutas, participou. As discussões se iniciaram sobre como obter melhores resultados com a marca de cada produto. Na ocasião, Brandão disse que independentemente do mercado e da exigência é preciso priorizar a qualidade da fruta, além disso, propagar informações acerca da saudabilidade, pois o conhecimento influencia na hora da compra do alimento.
—O consumidor não tem a percepção da saudabilidade da fruta, por não ter conhecimento, não prioriza na hora de escolher qual alimento levar para a casa. A percepção passa pelo conhecimento— afirmou o diretor executivo da Associação.
O presidente da Cooperativa Agrícola Nova Aliança (Coana), Edis Matsumoto, afirmou que o valor das frutas está vinculado ao sabor. —O valor é o sabor, a marca só representa a identificação do valor. Um bom exemplo, que serve como case é o melão Rei, muito conhecido como melão da redinha. A marca deste produto está literalmente atrelada a qualidade da fruta, ou seja, ao valor da fruta —disse Matsumoto.
O painel teve também a participação do vice-presidente do Conselho do Sebrae–PE e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira e do diretor de Fomento Inovação e Arranjos Produtivos (Adepe), Pedro de Holanda.
O painel Canais Logísticos de Exportação, teve a participação do diretor de logística da Abrafrutas, Bruno Faria. As discussões perpassaram pelos desafios enfrentados e superados pela pandemia. Farias acredita que este ano as previsões para exportações são promissoras, pois o consumo de frutas vem crescendo desde o começo da pandemia e que este ano já é possível mensurar normalidade na logística pós pandemia, porém, com alguns desafios ainda a serem enfrentados.
Participaram também desse painel o diretor da Xportare Soluções em Exportações e Importações, Junior Silveira, o diretor comercial da Fermac Cargo, Alexandre Duarte, COO Ftrade Brasil e CEO Fortallog, Zakaria Benzaama e diretor comercial daTecon Salvador Wilson Sons, GuilhermeDutra.
A programação técnica foi composta por outros painéis. A Fenagri é um evento realização pela Prefeitura de Petrolina e contou com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).| Telma Martes.