Empresa consolida dados dos programas internos de sustentabilidade.
A Petronas Lubrificantes Brasil, marca referência em lubrificantes e fluidos para motores, vem desenvolvendo diversas iniciativas ambientais em parceria com a startup ReciclaClub. Dentre elas, destaca-se o programa de Educação e Conscientização Ambiental, presente em todas as operações da companhia. O objetivo é promover a redução do impacto de resíduos e consolidar a responsabilidade socioambiental da empresa.
No ano passado, as iniciativas implementadas pela Petronas resultaram em uma redução de mais de 1.900 kg em emissões de CO2 de sua fábrica em Contagem (MG). Entre as ações realizadas, está a reutilização do liner adesivo, empregado na rotulação dos produtos, que passou a ser transformando em novos papéis toalha para utilização internamente na planta.
—Reaproveitamos 84 toneladas de resíduos por ano e deixamos de emitir 819 kg de CO2 anualmente. Também eliminamos os recipientes plásticos e distribuímos garrafas térmicas e copos reutilizáveis para uso dos colaboradores— comenta Sérgio Masid, gerente Saúde, Segurança, Meio ambiente Qualidade.
Treinamentos ambientais —Outro ponto fundamental na estratégia de sustentabilidade é o envolvimento de seus colaboradores e parceiros. A empresa tem promovido treinamentos e capacitações sobre temas relacionados à sustentabilidade, incentivando a conscientização e o engajamento de todos as áreas. De acordo com o gerente, esses resultados são apenas o começo. —Estamos comprometidos em continuar investindo em soluções sustentáveis que contribuam para um futuro mais limpo e saudável. Acreditamos que a preservação do meio ambiente é uma das tarefas mais urgentes da sociedade, o que envolve diretamente ações efetivas por parte da iniciativa privada —afirma.
Prêmio Embanews —No início de junho, a Petronas Lubrificantes Brasil ganhou o prêmio Embanews na categoria “Sustentabilidade”, devido ao rótulo Bombona de 20L. A Bombona é uma embalagem desenvolvida pelo parceiro, Logoplaste, que é 14% mais leve em comparação à especificação anterior. Além disso, o material se tornou uma das embalagens mais leves quando comparado com produtos similares no mercado nacional.
Promovido pela revista Embanews e pela Newgen Comunicação, com e organização do pelo Instituto Brasileiro de Embalagem (IBEM) — o prêmio tem a chancela da WPO (World Packaging Organisation). Seu objetivo é destacar os melhores trabalhos na área de embalagem, promovendo a interação entre os profissionais de desenvolvimento, a cadeia produtiva e a indústria usuária. Dessa forma, ajuda a incentivar e difundir experiências de profissionais, empresas, instituições de ensino e associações, que estão empenhados no desenvolvimento do setor.
Petronas Lubrificantes Brasil —A Petronas Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da Petronas Lubricants International, responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB está comprometida em atender as demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina.
Petronas Lubricants International (PLI) — A Petronas Lubricants International (PLI) é o braço global de fabricação e comercialização de lubrificantes da Petronas, a empresa nacional de petróleo da Malásia. Fundada em 2008, a Petronas Lubricants International fabrica uma gama completa de lubrificantes automotivos e industriais e comercializa em mais de 90 mercados globalmente. Com sede em Kuala Lumpur, a PLI tem mais de 30 escritórios de marketing em 27 países, administrados por escritórios regionais situados em Kuala Lumpur, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban. | www.pli-petronas.com