Ebitda ajustado foi de 2,3 bilhões de reais no período, com margem Ebitda de 7,1%. Fluxo de caixa operacional chegou a R$ 2,4 bilhões. Margem Ebitda na operação América do Sul atingiu 10% e, na operação América do Norte, 5,2%
A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2023. Os números consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do Norte da companhia, assim como os da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig.
Neste segundo trimestre, a receita líquida consolidada da Marfrig atingiu 32,5 bilhões de reais. O Ebitda Ajustado (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) foi de 2,3 bilhões de reais e a margem Ebitda de 7,1%. O fluxo de caixa operacional, um importante indicador da indústria, chegou a 2,4 bilhões de reais.
Os investimentos consolidados da Marfrig no período totalizaram 1,1 bilhão de reais. Desse total, 430 milhões se referem a recursos para as operações da América do Norte e América do Sul, para manutenção do parque fabril das operações bovinas (190 milhões de reais) e para projetos de crescimento orgânico (240 milhões de reais).
A proteína bovina — Foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – representou 63% da receita líquida total da companhia no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – tiveram uma participação de 37% nas vendas.
—Mesmo com os desafios do cenário internacional do mercado de proteínas, todos os segmentos de negócios da Marfrig alcançaram performances robustas e acima da média do mercado no período— diz Marcos Molina dos Santos, fundador da Marfrig e presidente dos Conselhos de Administração de Marfrig e BRF. —Mais uma vez, demonstramos nossa capacidade de operação, de ganhar continuamente eficiência, e nossa resiliência diante de diferentes cenários—.
No início de julho, a Marfrig também ampliou os investimentos na BRF, após o aporte de R$ 1,8 bilhão via oferta subsequente de ações (follow-on). A participação da Marfrig na empresa permaneceu em 33,3%.
Operação América do Sul da Marfrig — No segundo trimestre de 2023, a Operação América do Sul — formada por Brasil, Uruguai, Argentina e Chile — atingiu um volume de vendas de 333 mil toneladas. O lucro bruto da operação no período foi de 967 milhões de reais. A margem bruta, por sua vez, chegou a 16,7%, ante 14% registrados no mesmo período do ano passado — resultado decorrente, sobretudo, do menor custo de matéria-prima.
O Ebitda ajustado da operação foi de R$578 milhões e a margem Ebitda atingiu 10%, um crescimento de 0,5 ponto percentual na comparação anual. A receita líquida total foi de R$5,78 bilhões , sendo que 60% desse total foram originados por exportações que tiveram como principais destinos China e Hong Kong.
—Avançamos significativamente em margem Ebitda, graças à redução do custo da matéria-prima no Brasil e a uma correta estratégia de precificação, que direcionou nossos produtos a mercados estratégicos— afirma Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul da Marfrig. —Esse também foi um período marcado por novas habilitações e pelo avanço dos produtos de maior valor agregado—.
Operação América do Norte da Marfrig —No primeiro trimestre de 2023, a Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, apurou receita líquida de US$2,94 bilhões , resultado em linha com o mesmo período do ano passado.
O Ebitda ajustado atingiu US$153,4 milhões e a margem Ebitda ajustada foi de 5,2%. As vendas totais da operação no período totalizaram 483 mil toneladas — 86% delas destinadas ao mercado dos Estados Unidos e 14% às exportações.