Alta de 20% ante o mesmo período em 2022 (R$ 233 milhões no 2T22).
A Embraer divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2022 no dia 14 de agosto (segunda-feira), cujos destaques são para entrega de 47 jatos no segundo trimestre, sendo 17 comerciais e 30 executivos (19 leves e 11 médios) com forte aumento de 47% nas entregas totais em relação ao segundo trimestre de 2022. A receita atingiu R$ 6,360 bilhões no trimestre (26% superior ao segundo trimestre de 2022 e 71% superior ao primeiro trimestre de 2023). A Aviação Comercial representou um crescimento de 56% e a Aviação Executiva de 39%, comparadas ao mesmo trimestre do ano anterior. O EBIT ajustado foi de 7,6%, ante 8,1% no segundo trimestre de 2022 devido ao mix de receita mais diversificado, em linha com a expectativa da empresa. A carteira de pedidos firmes encerrou o segundo trimestre de 2023 estável em US$ 17,3 bilhões, com destaque para a Aviação Executiva, que apresentou forte desempenho de vendas no segmento. O fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCF) no 2segundo trimestre de 2023 foi próximo do ponto de equilíbrio, com consumo de caixa de R$ 91,8 milhões, em preparação para maiores entregas nos próximos trimestres. A companhia foi bem-sucedida em seus esforços na gestão de dívidas, com redução da dívida bruta em R$ 500 milhões e aumento do vencimento. Não há alteração no guidance para 2023 para entregas e resultados financeiros.
Receita e margem bruta — A receita consolidada de R$ 6,360 bilhões no segundo trimestre de 2023 representou um aumento de 26% comparado ao mesmo período de 2022 devido aos maiores volumes na aviação Comercial e Executiva com forte crescimento de 56,5% e 39,1%, respectivamente.
Aviação Comercial registrou receita de R$ 2,317 bilhões, um crescimento de 56% comparado com o segundo trimestre de 2022 devido ao maior número de entregas. A margem bruta reportada foi de 12,9%, versus 13,2% no segundo trimestre de 2022, com uma pequena queda devido a efeitos pontuais.
Aviação Executiva apresentou receita de R$ 1,851 bilhões, valor 39% superior ao segundo trimestre de 2022 devido ao aumento de volumes e do mix de entregas. A margem bruta no segundo trimestre de 2023 foi de 19,7% comparada a 22,2% no mesmo trimestre de 2022 devido a efeitos pontuais no ano anterior.
Defesa & Segurança teve receita de R$ 410,7 milhões, 28% inferior na comparação anual devido ao atraso no reconhecimento de receita no 1º semestre de 2023. A margem bruta reportada foi de -1,0% versus 28,2% no segundo trimestre de 2022, devido a receita menor e mix diferenciado, parcialmente compensado por melhora em outras despesas operacionais.
Serviços & Suporte reportou receita de R$ 1,681 bilhões, um crescimento anual de 7%. A margem bruta apresentada foi de 24,3%, inferior aos 31,8% reportados no segundo trimestre dee 2022 devido a efeitos pontuais e diferentes mix de serviços no trimestre.
EBIT ajustado — No segundo trimestre de 2023, os resultados reportados pela companhia estão resumidos a seguir:
Excluindo os itens especiais acima, o EBIT ajustado do segundo trimestre de 2023 foi de R$ 482,1 milhões e a margem EBIT ajustada foi de 7,6%. A forte recuperação do EBIT ajustado no segundo trimestre 23 em comparação com o primeiro trimestre de 2023 foi impulsionada principalmente por maiores volumes da Aviação Comercial e Executiva. Em uma base anual, a redução do EBIT ajustado deve-se principalmente à diferença no mix de receitas e margens de Defesa em comparação com o segundo trimestre de 2022.
Lucro líquido (prejuízo) — O lucro (prejuízo) líquido atribuível aos acionistas da Embraer e o lucro (prejuízo) por ADS no segundo trimestre de 2023 foi de R$ (96,2) milhões e R$ (0,13) por ação, respectivamente, em comparação com R$ (741,7) milhões em prejuízo líquido atribuível à Embraer acionistas e R$ (1,01) de lucro por ADS no segundo trimestre de 2022. Excluindo os efeitos extraordinários, o lucro líquido ajustado foi de R$ 279 milhões, comparado a R$ 233 milhões no segundo trimestre 2022, representando um aumento de 20%.
Gestão de dívidas e ativos — A Embraer encerrou o trimestre com uma posição de dívida líquida de R$ 7,033 bilhões (sem EVE), ante R$ 8,006 bilhões no comparativo anual e R$ 7,276 bilhões no trimestre anterior.
O prazo médio dos empréstimos do segundo trimestre de 2023 foi estendido para 3 anos. O custo dos empréstimos denominados em dólares foi de 5,74% a.a., enquanto o custo dos empréstimos denominados em reais foi de 10,04% a.a. no segundo trimestre de 2023.
Na última semana de julho, reestruturamos nossa dívida e alongamos os vencimentos até 2030 com uma Nova Emissão de Bonds de US$ 750 milhões por sete anos e cupom de 7,0%.
Capex — As adições líquidas ao imobilizado total no segundo trimestre de 2023 foram de R$ 174,1 milhões, contra R$ 156,1 milhões reportadas no segundo trimestre de 2022. Do total de adições do imobilizado no segundo trimestre de 2023, o Capex foi de R$ 121,5 milhões, e as adições de peças sobressalentes do programa pool representaram R$ 117,7 milhões, que foram parcialmente compensadas por R$ (65,1) milhões de receitas da venda de imobilizado. O aumento do imobilizado no segundo trimestre de 2023 versus segundo trimestre de 2022 está relacionado à expansão dos serviços de treinamento e manutenção.
Pedidos firmes em carteira — Backlog: a carteira de pedidos firmes a entregar encerrou o segundo trimestre 2023 em US$ 17,3 bilhões estável, com uma pequena variação em relação ao trimestre anterior. O destaque continua sendo o aumento da carteira de pedidos da Aviação Executiva.
Aviação Comercial — No segundo trimestre de 2023, a Embraer entregou 17 jatos comerciais: a American Airlines assinou um pedido firme com a Embraer para sete novos jatos E175. A aeronave será operada pela subsidiária Envoy Air. As primeiras entregas irão ocorrer no quarto trimestre de 2023, a frota de E-Jets da Envoy aumentará para mais de 141 aeronaves até o final de 2024.
A Embraer e a empresa de leasing Azorra anunciaram um novo acordo para oito aeronaves com a Royal Jordanian em um total de oito jatos comerciais: quatro E190-E2 e quatro E195-E2.
Com o objetivo de impulsionar o crescimento na região da Ásia-Pacífico, a Scoot, uma subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, selecionou o jato E190-E2 da Embraer, nove E190-E2s foram incluídos na frota da Scoot. Ainda em referência à região da Ásia-Pacífico, a SKS Airways escolheu o jato E195-E2, da Embraer, que será a principal aeronave nos planos de expansão a partir de 2024.
Na Europa, a Binter fez um pedido firme para seis aeronaves E195-E2, marcando seu quarto pedido, elevando sua frota de jatos da família E2 para 16 quando entregues.
Finalmente, a Embreaer recebeu um pedido adicional de US$ 700 milhões, que será incluído na carteira de pedidos firmes do terceiro trimestre de 2023.
Aviação Executiva — A aviação executiva entregou 19 jatos leves e 11 jatos médios, totalizando 30 aeronaves no 2T23, com forte desempenho em relação ao mesmo período de 2022.
As vendas na Aviação Executiva continuaram a crescer no segundo trimestre de 2023, com book-to-bill de 2:1 e com crescimento da carteira de pedidos para US$ 4,3 bilhões, reforçando a liderança da Embraer no segmento. No segundo trimestre, a Embraer e a NetJets anunciaram um acordo para até 250 jatos Praetor 500, juntamente com um contrato abrangente de serviços e suporte, avaliados juntos em mais de US$ 5bilhões. Essa parceria expandida significa o compromisso da NetJets em criar uma experiência aprimorada para o cliente e a confiança no portfólio e suporte ao cliente líderes do setor da Embraer.
Defesa & Segurança — A Embraer entregou a sexta aeronave multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea Brasileira (FAB), em junho de 2023. Esta é a primeira aeronave entregue, na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC).
No segundo trimestre de 2023, a Embraer Defesa & Segurança lançou o A-29N Super Tucano. Esta nova versão contará com equipamentos para atender aos requisitos operacionais da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A nova versão da aeronave, inclui funcionalidades que aumentarão ainda mais as possibilidades de emprego da aeronave, permitindo, por exemplo, a sua utilização em missões de treinamento táctico avançado multi-domínio.
Serviços & Suporte — A Embraer assinou um acordo (Letter of Agreement – LoA) com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para a conversão de 20 aeronaves E-Jets para cargueiros (Passenger-to-Freight – P2F). A Embraer e Lanzhou irão cooperar no estabelecimento da capacidade de conversão do E190F e E195F em Lanzhou, na China, acelerando a introdução da primeira geração de cargueiros E-Jet no mercado chinês.
Pelo quinto ano consecutivo, a unidade da Embraer em Sorocaba foi reconhecida a como o melhor FBO (Fixed Based Operator) do Brasil, de acordo com a FBO Survey 2023 da Aviation International News.
O primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator – FFS) para o jato multimissão KC-390 Millennium, foi inaugurado em junho na Embraer Academy, em São José dos Campos.
No Programa Pool, novos contratos foram assinados com os operadores SKS e Star Air. Além disso, também foram realizadas extensões de acordos com Fly Amelia e com a National Jet Express (NJE), empresa do Rex Group.
O EBIT e o Ebitda são apresentados porque são utilizados internamente como medidas para avaliar certos aspectos do negócio. A Empresa também acredita que alguns investidores os consideram ferramentas úteis para medir o desempenho financeiro de uma empresa. O EBIT e o Ebitda não devem ser considerados como alternativas para, isoladamente ou como substitutos da análise da condição financeira da Companhia ou dos resultados das operações, conforme divulgado no IFRS. Outras empresas do setor podem calcular o EBIT e o Ebitda de maneira diferente da Embraer para fins de divulgação de resultados, limitando a utilidade do EBIT e do Ebitda como medidas comparativas.
O EBIT ajustado e o Ebitda ajustado são medidas não-GAAP e ambos excluem o impacto de vários itens não recorrentes.
O lucro líquido ajustado é uma medida não-GAAP, calculada pela adição do lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer mais imposto de renda diferido e contribuição social do período, bem como pela remoção do impacto de itens não recorrentes. Além disso, para fins de cálculo dos benefícios (despesa) do Imposto de Renda da Embraer, a Companhia é obrigada a registrar impostos resultantes de ganhos ou perdas devido ao impacto das variações do Real sobre o Dólar norte-americano sobre ativos não monetários (principalmente Estoque, Intangível e Imobilizado). É importante observar que os impostos resultantes de ganhos ou perdas sobre ativos não monetários são considerados impostos diferidos e são contabilizados na demonstração consolidada do Fluxo de caixa da Companhia, sob imposto de renda e contribuição social diferidos.