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11/08/2023

Startup polonesa de e-commerce investe R$ 4.5 milhões em expansão no Brasil

A empresa completou um ano da operação brasileira com receita média mensal de R$ 450.000,00.

Em agosto de 2022, a edrone, uma startup polonesa de CRM e Automação de Marketing exclusiva para e-commerce abriu uma sede em São José dos Campos (SP). A edrone Brasil nasceu com 12 funcionários e um investimento de R$ 4.5 milhões no primeiro ano de operações. A empresa oferece soluções como customer intelligence e análise RFM, recomendações de produtos personalizadas por inteligência artificial, recuperação de carrinho abandonado, conteúdo segmentado de newsletter, programa de fidelidade, entre outros. Neste trimestre, a edrone planeja lançar a integração do WhatsApp focado em atender as crescentes demandas do mercado brasileiro.

Após um ano de operações no Brasil, em agosto de 2023 a empresa possui 30 funcionários, mais de 250 clientes e alcançou um crescimento de 80%, em apenas 12 meses, com uma receita média mensal de R$ 450.000,00. Seguindo seu objetivo de alavancar as vendas do comércio eletrônico mundial, no Brasil a edrone já ajudou seus clientes a conquistar milhões de reais com vendas diretas por e-mail e recuperar milhares de vendas de forma automática.

Utilizando a plataforma edrone a Rosa Azul Kids, faturou mais de R$ 1 milhão em vendas diretas por e-mail em apenas 10 meses, com mais de 5 mil pedidos aprovados e uma taxa de conversão acima dos 17% em relação ao faturamento total da loja.

Expansão na América Latina — Vemos este primeiro ano no Brasil como uma experiência de aprendizado, com o segundo ano mostrando mais potencial para aumentar a receita. Atualmente, vemos o país como nosso principal foco de crescimento. Na Polônia, seguiremos investindo em talentos de engenharia, tornando nosso produto ainda melhor para os clientes— diz Michal Blak, CEO e fundador da edrone.

Para o segundo semestre de 2023, os planos de expansão no Brasil continuam, com uma expectativa de triplicar os investimentos no próximo ano. Outro compromisso para o futuro é um assistente de vendas orientado por IA, permitindo que os clientes conversem em linguagem natural com a loja virtual, facilitando o atendimento ao cliente e a recomendação de produtos personalizada, diminuindo a lacuna entre as vendas físicas e digitais.

—O Brasil é um mercado prioritário para a edrone, porque é muito bem distribuído. Atualmente temos uma média de 400 usuários por loja online no país, enquanto na Polônia temos 800 e a média mundial é de 1.000. Isso mostra uma grande possibilidade para o nosso negócio, cujo objetivo é aumentar os números de usuários dos e-commerces no Brasil e garantir relacionamentos duradouros com os clientes por meio de uma comunicação personalizada, baseada em dados— declara Michal Blak, CEO e fundador da edrone.

Atualmente, o Brasil é o sétimo maior mercado consumidor do mundo (caminhando para ser o sexto, até 2030); e isto se estende ao e-commerce. Os brasileiros estão fazendo compras na internet com mais frequência e o faturamento online das PMEs aumentou 25% em 2023, segundo levantamento da NuvemShop.

A edrone foca no mercado de pequenas e médias empresas e oferece em uma só plataforma ferramentas de CRM e automação de marketing que trabalham de forma integrada, melhorando o relacionamento com os clientes e aumentando o valor do Lifetime Value (valor do ciclo de vida dos consumidores). Podendo ser usada tanto pelos donos ou gerentes de e-commerces quanto por agências de marketing e performance que atendem clientes deste mercado.

A edrone —Começamos o nosso negócio em 2016 tentando responder a uma pergunta simples: —Por que os CRMs deveriam ser apenas adaptados ao e-commerce em vez de serem criados para o e-commerce?—.

Michał Blak artista por formação e empreendedor por vocação, fundou uma agência de marketing que atendia muitas lojas virtuais. Foi aí que percebeu que os softwares disponíveis, criados para grandes empresas, não atendiam às necessidades das pequenas e médias operações de comércio eletrônico.

Rapidamente decidiu resolver esse problema, criando uma plataforma de automação de marketing e CRM poderosa, fácil de usar, e feita sob medida para o e-commerce.

O nome edrone é um resumo das soluções oferecidas pela nossa ferramenta para as lojas virtuais. Com o CRM da edrone os e-commerces tem uma visão geral de suas operações, como uma fotografia aérea de um drone. E os cenários de automação de marketing da plataforma ajudam que as mensagens cheguem nas pessoas certas e na hora certa, assim como as entregas expressas realizadas com drones e robôs. Ou seja, com a edrone você usa tecnologia de última geração e chega em qualquer lugar do mundo, sem sair do escritório.

Michal Blak — Artista por formação e empreendedor por vocação, lida diariamente com o desenvolvimento da edrone — um sistema de CRM e Automação de Marketing feito sob medida para o e-commerce. Criada em 2016, a edrone oferece soluções de CRM e Automação de Marketing que ajudam a aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes digitais,

Nos últimos seis anos, a empresa conquistou a confiança de 1.200 clientes de 25 países. A equipe da edrone cresceu e atualmente conta com mais de 130 funcionários na Polônia, Brasil e CEE. Sua ARR (Annual Recurring Revenue) é estimada em US$ 6 milhões. O próximo passo para a edrone é a revolução do AI-Driven Sales Assistant, que permite aos usuários pesquisar produtos em lojas virtuais por meio de interações por voz natural.