paulo-marinho-petro

11/08/2023

Petrobras vai investir US$ 18 bilhões na Bacia de Campos até 2027

A Petrobras vai investir US$ 18 bilhões no seu plano de renovação da Bacia de Campos até 2027, com a previsão de instalação de seis novas unidades estacionárias de produção (UEPs) e mais de 200 novos poços. O plano da empresa foi apresentado pelo gerente-executivo de Águas Profundas, Paulo Marinho, no dia 09 de agosto (quarta-feira), durante o painel “Oportunidades de Investimento no Espírito Santo”, na MEC Show 2023, Feira da Metalmecânica e Inovação Industrial do estado.

—A gente vive um momento importante em que a companhia fincou pé na transição energética justa. Exemplo disso é a chegada do FPSO all-eletric Maria Quitéria, no campo de Jubarte, aqui no Espírito Santo, em 2025. Com essa unidade, primeira da frota a contar com a tecnologia de ciclo combinado, deixaremos de emitir mais de 5 milhões de toneladas de CO2 ao longo da operação da UEP. Adicionalmente, estudamos a possibilidade de implantação de energia eólica offshore no estado—informou o executivo.

O plano prevê ainda a revitalização da estrutura de oleodutos e gasodutos e a ampliação da rede de malhas óticas. Paulo Marinho ressaltou ainda a trajetória da Petrobras no estado.

—O Espírito Santo é o terceiro produtor de óleo e gás do país. Aqui, foi perfurado o primeiro poço marítimo; aqui, foi realizada a primeira produção de petróleo no pré-sal, em 2008. Apesar de estarmos há mais de 40 anos na Bacia de Campos, continuamos na busca de petróleo novo, com atividades em novos blocos exploratórios e buscando sinergia com as instalações existentes —concluiu.