Durante a Operação Arandu. Exército Argentino afirma que o blindado Guarani com Remax tem todas as características necessárias para defesa do seu país.
A Ares participou, na última semana, de uma importante operação coordenada pelos exércitos brasileiro e argentino. Trata-se do Exercício Combinado Arandu, que reuniu mais de 600 militares dos dois países no Campo de Instrução general Ávalos, em Monte Caseros, na Argentina.
A operação contou com o emprego de aeronaves e veículos blindados de ambas as nações, em atividades como lançamentos e ataques de tropa paraquedista, deslocamento de viaturas, ataque aeromóvel e outras mobilizações.
De acordo com o Desenvolvedor de Negócios da Ares, Leonardo Degethoff, a empresa foi convidada para participar da operação e esteve presente com a equipe de Suporte Logístico Integrado. —Haviam diversas viaturas Guarani com o Sistema de Armas Remax, vê-las operando em solo argentino em uma Força Tarefa Blindada Combinada, nos enche de orgulho—.
A Ares disponibilizou ainda durante a operação, o Starmax, um simulador para treinamento virtual 3D que permite capacitar os operadores do Remax. O Simulador foi utilizado para treinar as tropas brasileiras e argentinas e foi apresentado ao comandante do Exército Argentino, tenente-general Guillermo Olegario Pereda.
Argentina aposta em Guarani com sistema Remax para defender o país —O chefe do Departamento Técnico da Direção Geral de Materiais do Exército Argentino, Oficial Engenheiro Militar Coronel Nestor Delgado, afirmou que a Operação Arandu foi importante para ambos os exércitos. —Apesar das diferenças culturais, a vida e os valores do soldado são os mesmos. No entanto, novas técnicas ou procedimentos podem ser aprendidos—.
Para o oronel Delgado, REmax é um sistema confiável, eficiente e moderno, o que dá ao Guarani uma importante base de fogo e todas as ferramentas para vencer os alvos que o ameaçam.
— A velocidade de movimento é suficiente para mover a arma em 360 graus, os sistemas de segurança são adequados e a facilidade de implementação e conexão são excelentes —ressaltou o chefe do Departamento Técnico.
Segundo ele, a presença das viaturas Guarani com o sistema Remax na operação Arandu permitiu que muitos militares de diferentes hierarquias, bem como autoridades presentes, conhecessem as características técnicas e capacidades da viatura. —O Exército Argentino acredita que é o veículo de que necessita para defender o país—.
O governo argentino pretende adquirir 156 blindados Guarani 6×6, incluindo a transferência de tecnologia, a compensação para o aumento progressivo na fabricação de peças naquele país, o apoio logístico e o treinamento de tripulações e pessoal técnico do EA.
Ares — A Ares é uma empresa brasileira e há mais de 50 anos presta serviços às Forças Nacionais. Referência em produção, fornecimento e suporte logístico, desenvolve produtos que promovem as capacidades operacionais do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. É responsável pela criação do primeiro Centro de Excelência para o desenvolvimento e fabricação de Estações de Armas e Torres.