A partir de uma pesquisa voluntária, mais de 90% dos talentos da Nissan América do Sul opinaram sobre a transformação cultural pela qual a empresa está passando. A proposta de valor para os colaboradores agregou ainda mais elementos para promover seu desenvolvimento e bem-estar. A Nissan do Brasil também figurou entre as melhores empresas do estado do Rio de Janeiro segundo o Great Place to Work® 2023 e recebeu menção, pelo segundo ano consecutivo, por se destacar no cuidado com a saúde emocional de seus colaboradores
Os quatro países que compõem a Nissan América do Sul – Argentina, Brasil, Chile e Peru – receberam a recertificação do Great Place to Work®, consultoria global especializada em diagnóstico e transformação da cultura organizacional. Há alguns anos, a montadora japonesa de automóveis vem passando por uma transformação cultural por meio da promoção do bem-estar, inovação e entusiasmo, em um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo, onde todos os seus talentos podem se desenvolver e se sentir realizados para entregar a melhor experiência ao cliente da América do Sul.
Além disso, a Nissan do Brasil foi classificada como a 13ª melhor empresa para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, no ranking das 75 empresas premiadas no estado, com destaque para os programas de saúde emocional de seus colaboradores.
A pesquisa Great Place to Work® é anônima e voluntária e dá à Nissan a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as variáveis que compõem a experiência das pessoas que fazem parte das equipes de trabalho. Mais uma vez, mais de 90% dos colaboradores investiram seu tempo para respondê-la, trazendo diversas perspectivas e opiniões, que promovem o diálogo para a cocriação da cultura da empresa.
—Pelo segundo ano consecutivo, conquistamos a certificação Great Place to Work® para cada um dos países que compõem a Nissan América do Sul, o que confirma que estamos no caminho certo. As pessoas estão no centro do tudo o que fazemos e, sem dúvida, são essenciais para nós. Neste ano, mais uma vez, nos superamos ao apresentar novas propostas para desenvolver ao máximo os nossos colaboradores, ao mesmo tempo em que oferecemos um excelente ambiente de trabalho, diversificado, equitativo e inclusivo, que fomenta o bem-estar. Sabemos que o que acontece dentro da empresa se reflete do lado de fora, por isso temos a oportunidade de impactar positivamente a sociedade –—incluindo nossos parceiros e clientes — e assumimos isso com grande responsabilidade— disse Guy Rodriguez, presidente da Nissan Mexicana, Nissan Importers Business Unit e Nissan América do Sul e vice-presidente Corporativo da Nissan Motor Co.
Flexibilidade e desenvolvimento — Por meio do Programa Way of Working (WOW), apresentado no final de 2020, a Nissan se tornou a primeira montadora na América do Sul a oferecer até 80% de trabalho remoto como padrão para 100% dos colaboradores das áreas administrativas, que se mantém em vigor permitindo que os talentos da Nissan tenham grande autonomia e flexibilidade.
Durante este período, como resposta às necessidades de desenvolvimento dos talentos e para promover uma cultura centrada na segurança, a montadora japonesa apresentou a nova plataforma Nissan Charge, que oferece um programa de treinamento robusto para potencializar as competências e valores alinhados à cultura corporativa da empresa, o Nissan Way, permitindo uma experiência de aprendizagem mista (ao vivo ou via streaming), flexível e sob medida para cada colaborador. As diversas capacitações disponíveis incluem temas como autoliderança, comunicação efetiva, inovação e coaching.
Além disso, são realizados Leadership Summits a cada trimestre, quando especialistas reconhecidos – como do Instituto de Simon Sinek, autor do conceito Círculo Dourado – apresentam sessões ao vivo com profissionais da Nissan América do Sul que ocupam posições de liderança, para que estejam mais bem preparados para inspirar e gerenciar suas equipes. Considerando todos os formatos de treinamento (Nissan Charge, Leadership Summits, Small Circles com líderes, Best Practice Panels, entre outros) foram oferecidas mais de 225 horas de capacitação na região.
Reconhecimento e conexão — Durante o ano fiscal de 2022, cujo fechamento aconteceu em março de 2023, houve mais de 130 promoções e mais de 100 movimentos laterais nas carreiras dos colaboradores da Nissan América do Sul, reconhecendo os talentos e trabalhando em conjunto para desenhar a trajetória que cada profissional deseja ter dentro da empresa.
Fomentando conexões humanas, o programa de colaboradores-embaixadores internos e externos chamado de #INsidersNSAM somou 60 novos talentos ao grupo do primeiro ano do programa, por meio do qual são oferecidas experiências significativas de empoderamento, que promovem seu desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, como parte dos programas de diversidade, equidade e inclusão realizados nos últimos anos, os grupos de trabalho organizaram encontros e workshops nos escritórios e fábricas, para continuar aprofundando o conhecimento a respeito dos vieses, conscientização, comprometimento e ações em benefício destes temas.
Na Nissan América do Sul, a cultura organizada é cocriada diariamente e o reconhecimento pela Great Place to Work é uma nova conquista neste sentido.