opec-registro

05/08/2023

Mercado de petróleo continua monitorado e corte pode acontecer em setembro, diz JMMC

A 49ª Reunião do Comitê Conjunto Ministerial de Acompanhamento (JMMC) ocorreu por videoconferência no dia 04 de agosto de 2023 (sexta-feira), em Viena, na Áustria.

O JMMC revisou os dados de produção de petróleo bruto para os meses de maio e junho de 2023 e observou a conformidade geral para os países participantes da OPEP e não OPEP da Declaração de Cooperação (DoC). O comitê instou todos os países participantes a alcançar a conformidade total e aderir ao mecanismo de compensação.

O comitê reafirmou o compromisso de seus países membros com o DoC que se estende até o final de 2024, conforme acordado na 35ª Reunião Ministerial da OPEP e não OPEP (ONOMM) em 04 de junho de 2023. Também observou o ajuste da frequência das reuniões mensais para se tornarem a cada dois meses para o JMMC e a autoridade do JMMC para realizar reuniões adicionais, ou solicitar uma Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP conforme acordado na 33ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP (ONOMM) no dia 05 de outubro de 2022.

Segundo o comitê, continuarão avaliando de perto as condições do mercado, observando a disposição dos países do DoC em abordar os desenvolvimentos do mercado e estar pronto para tomar medidas adicionais a qualquer momento, com base na forte coesão da OPEP e dos países produtores de petróleo não membros da OPEP. O comitê também expressou seu total reconhecimento e apoio aos esforços do Reino da Arábia Saudita visando apoiar a estabilidade do mercado de petróleo e reiterou seu apreço pelo corte voluntário adicional do Reino de um milhão de barris por dia e por estendê-lo para o mês de setembro. O comitê também reconheceu a Federação Russa por sua redução voluntária adicional de exportações em 300 kbd para o mês de setembro.

A próxima reunião do JMMC (50ª) está agendada para 04 de outubro de 2023.