Alta de 43,3% ante o mesmo período no ano passado
A Multiplan apresentou lucro líquido de R$ 247,2 milhões no segundo trimestre de 2023, alta de 43,3% ante o mesmo período do ano passado, conforme resultados divulgados no dia 27 de julho (quinta-feira, e teleconferência no dia 28 (sexta-feira). A melhora do resultado foi puxada pelo aumento das receitas com alugueis de lojistas, estacionamentos e vendas de imóveis.
As vendas totais dos lojistas atingiram R$ 5,2 bilhões no período, crescimento de 5,8% ante o segundo trimestre de 2022. Praticamente todos os shoppings registraram um aumento razoável nesta linha, mesmo com a desafiadora base comparativa e os desafios para consumo da população.
O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 369,3 milhões, crescimento de 28,4% na mesma base de comparação anual. A margem Ebitda cresceu 7,6 pontos porcentuais, para 73,5%.
O FFO (lucro líquido excluindo depreciação, amortização e efeitos não caixa) chegou a R$ 286,3 milhões, avanço de 23,6%, enquanto a margem FFO teve um aumento de 10,6 pontos porcentuais, para 52,3%.
Excluindo o efeito da remuneração por ações, o Ebitda ajustado foi de R$ 384,7 milhões, alta de 29,6%, e o FFO ajustado, de R$ 301,7 milhões, alta de 25,2%.
A receita líquida totalizou R$ 502,3 milhões, alta de 15,1%. A receita com locação de espaços nos shoppings cresceu 6,4%, para R$ 399 milhões, com reajuste nos valores dos aluguéis. A receita de estacionamentos aumentou 17,6%, chegando a R$ 72,140 milhões, devido ao aumento no fluxo de carros e subida no valor das tarifas. Além disso, a companhia ainda dobrou o faturamento com venda de imóveis, para R$ 25,409 milhões.
As despesas gerais e administrativas da Multiplan caíram 1,6%, para R$ 43,8 milhões, devido, principalmente, a menores despesas com marketing.
A melhora nos resultados também se deve à melhora da linha de ‘outras despesas’, que, no balanço do ano passado teve um impacto de R$ 20 milhões por eventos não recorrentes, mas neste ficou em apenas R$ 580 mil.
A companhia reportou ainda uma redução de 34% na linha de depreciação e amortização, devido ao fim da depreciação de instalações, máquinas e equipamentos em três shoppings, inaugurados em 2012.
Em teleconferência, o CEO da Multiplan, Eduardo Kaminitiz Peres afirmou que —Julho tem sido um mês excepcional— e que as vendas continuam crescendo na casa de dois dígitos.
— Os resultados deste trimestre reforça a nossa estratégia de crescimento para o futuro — disse Perez. —Eu sinto que agora a gente tem espaço para crescer com mais velocidade em todas as direções —complementou, destacando expansões que a Multiplan deve executar em 2023 e nos próximos anos.
Os executivos da Multiplan afirmam tem expectativa de redução de juros e avanços de reformas importantes, o que reforçam o otimismo. —Ainda há dúvidas no ar, apesar de algumas estarem se dissipando — afirma Perez.
Ações —As ações da Multiplan abriram o dia 28 de julho (sexta-feira) em forte alta e, por volta das 11h30, lideravam a ponta positiva do Ibovespa com ganhos de 3,98, cotadas em R$ 27,18.
Na ocasião a Multiplan apresentou estratégias digitais em constante melhoria, como o super aplicativo Multi, também o Relatório Anual de Sustentabilidade, destaque do ESG (Ambiental, Social e Governança), Prêmios e Reconhecimento.
Enfim, a Multiplan teve destaques no balanço e foi aplaudida de pé pelo mercado.