katana-portobello

29/07/2023

Katana Portobello é bicampeão brasileiro da Classe C30 em Ilhabela

Barco catarinense voltou a comemorar o título nacional após a conquista de 2017; tripulação segue na briga pelo pódio na Semana de Vela no dia 29 de julho (sábado).

O Katana Portobello, de Florianópolis, conquistou no dia 28 de julho (sexta-feira ) pela segunda vez o título brasileiro da Classe C30, repetindo a campanha de 2017 em Ilhabela. O barco do comandante Cesar Gomes Neto venceu quatro das seis regatas disputadas na primeira etapa, em fevereiro, em Jurerê (SC) e manteve a regularidade nas sete provas da segunda e decisiva etapa em Ilhabela, simultaneamente à 50ª Semana Internacional de Vela.

A tripulação catarinense concluiu o Campeonato Brasileiro com 24 pontos perdidos, seguida por Zeus Team, também de Florianópolis, com 30 pontos, e por Tonka, de Ilhabela, com 33. Como Caballo Loco, o atual Tonka venceu os três últimos Brasileiros. O Katana Portobello finaliza a Semana de Vela neste sábado em busca do pódio. É o quarto colocado com a mesma pontuação do Zeus. O Tonka lidera seguido pelo Loyalty. Nesta sexta-feira (28) não houve regata devido ao vento fraco e rondado.

—Estou muito feliz com o título na classe oceânica mais disputada do Brasil. É uma honra levantar o título nacional pela segunda vez. Quero agradecer à tripulação e ao Bochecha (velejador olímpico André Fonseca) pelo apoio técnico mesmo competindo em outra classe. Se não fosse ele, eu acho que não teríamos vencido o campeonato —reconheceu o comandante do Katana Portobello, Cesar Gomes Neto. Bochecha tem sido tripulante assíduo do Katana nas regatas em Florianópolis.

O comandante do vice-campeão Zeus, também comemorou a colocação. —Foi um bom resultado. Não corremos bem em Florianópolis, mas nos recuperamos com um bom desempenho em Ilhabela. Nossa esperança era fazermos boas regatas hoje (sexta), mas as condições de vento não permitiram que a prova fosse concluída, apesar do esforço da Comissão de Regatas— analisou o comandante do Zeus Team, Inácio Vandresen, também presidente da Classe C30.

Campeonato Brasileiro de C30 – 13 regatas (2 descartes): 1 – Katana Portobello (ICSC) – 24 pp | 2 – Zeus Team (ICSC) – 30 pp | 3 – Tonka (YCI) – 33 pp | 4 – Loyalty (VDS/ICRJ) – 37 pp | 5 – Kaikias EMS (GVI) – 41 pp | 6 – Kairós (GVI) – 54 pp | 7 – Caiçara KAT Technologies (PIC) – 54 pp | 8 – Bravo (ICS) – 60 pp. | Ary Pereira