Pelo quinto ano consecutivo. Programa de Comparação Interlaboratorial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) monitora o desempenho dos laboratórios de óleos lubrificantes em todo o país.
Participante desde sua inauguração, o laboratório de óleos lubrificantes da YPF Brasil atingiu pela quinta vez consecutiva nota máxima no programa de comparação interlaboratorial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP).
A empresa estatal argentina, que possui sede na grande São Paulo, demonstrou 100% de performance em todos os ensaios realizados pelo teste do órgão governamental.
O processo tem como objetivo monitorar o desempenho dos laboratórios de óleos lubrificantes no país, identificando problemas analíticos e criando ações corretivas para proporcionar confiança adicional aos consumidores de óleo lubrificante.
Ao todo, 49 laboratórios de óleo lubrificante participaram do programa; do total, 36,73% obtiveram nota máxima ou satisfatória em sua produção e desenvolvimento de produtos. Já 63,26% dos laboratórios indicaram notas inferiores a 50% de performance.
Para Elaine Quirino, diretora nacional de óleos lubrificantes da YPF Brasil, é uma honra receber o reconhecimento da entidade. “Marcar nota máxima no teste da ANP mostra que estamos no caminho certo de desenvolvimento de produtos para toda a linha de óleo lubrificantes da empresa, além disso, o resultado atesta a qualidade e confiança que consumidor tem ao comprar um de nossos produtos”, comenta Quirino.
A ANP já realizou nove edições do programa, e a YPF atingiu 100% de performance nas últimas cinco. Para chegar em 100% de performance, o laboratório deve estar com procedimentos analíticos bem preparados, analistas capacitados e equipamentos calibrados, com testes de controle estatístico feitos rotineiros.