Judson Vieira, CFO da Jotabasso, Lorenço Basso, membro do Conselho de Administração e Lara Trouva, gerente de Marketing
“O agronegócio brasileiro é um agro que preserva, que cuida do meio ambiente. – Tages Martinelli – head comercial e líder do setor de Sustentabilidade na Jotabasso”.
A Sementes Jotabasso, há mais de 50 anos perpetua sua vocação pelo crescimento sob o comando da terceira geração da família, consolidando-se como uma das maiores produtoras de sementes de soja do país sustentada pelos seus valores e robusta governança corporativa, com estratégias sustentáveis e de inovação que caminham juntas em todo o seu processo de produção.
Confirmando que a empresa tem trilhado um caminho sustentável, a Sementes Jotabasso acaba de ter uma de suas unidades agroindustriais, a Fazenda Verde, de Rondonópolis (MT), reconhecida pela 7ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável como uma das três propriedades rurais de grande porte mais sustentáveis do Brasil. A importante premiação, organizada pela Globo Rural, em parceria com o Rabobank, Fundação Eco+ e Cargill, avalia, por meio de auditoria, questões sociais, ambientais e econômicas.
Historicamente a empresa zelou pela conservação e meio ambiente mesmo antes de que isso se tornasse um dos principais assuntos em pauta. Conforme portaria nº 170-N de 30 de dezembro de 1997 foi constituição aa Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN João Basso, com 3.624 ha destinados exclusivamente à preservação e não integrantes de área de reserva legal, além de incentivo à pesquisa de sua riqueza arqueológica e cultural realizadas por mais de 30 anos junto ao Museu de História Natural da França e Universidade de São Paulo (USP). A RPPN recebeu e ainda recebe pesquisadores de outras instituições de ensino nacionais e internacionais que realizam estudos científicos na área da unidade.
Em 2019, com objetivo de dar ainda mais foco para as ações de sustentabilidade, a Sementes Jotabasso criou de um setor de Sustentabilidade. O novo departamento surgiu com o propósito de criar uma cultura orientada para as práticas socioambientais com um conceito que vai além de atitudes para a preservação ambiental, envolvendo também iniciativas econômicas e sociais.
—Produzir com sustentabilidade é mais que uma obrigação da Sementes Jotabasso, é um dever— comentou Tages Martinelli, head comercial e líder do setor de sustentabilidade na Sementes Jotabasso.
De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura sustentável deve garantir a conservação dos recursos ambientais e atender às necessidades das gerações presentes e futuras.
A Sementes Jotabasso possui governança corporativa, tendo como pilares equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, princípios que norteiam e possibilitam o crescimento de forma sustentável, aplicados pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração, criando uma relação de confiança.
Zelando também pela ética e credibilidade em seus negócios e sua equipe, a Jotabasso instituiu e segue um Código de Conduta firmado por todos os seus funcionários e parceiros, Conselho de Administração resguardando a governança, auditoria externa (atualmente por uma das maiores empresas de auditoria) e canal de Ouvidoria de livre acesso para colaboradores, clientes, parceiros e partes interessadas.
Acompanhando a evolução das práticas sustentáveis de agricultura certificando que sustentabilidade e produtividade caminham juntas em seu processo, desempenhando práticas como Plantio Direto, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Rotação de Cultura, Recuperação de Pastagens e Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
De acordo com Judson Vieira, CFO da Jotabasso, a —Há mais de 20 anos, adotamos técnicas de plantio direto, comprovando que sustentabilidade e produtividade podem caminhar juntas. Ao longo desses anos, também não medimos esforços em adotar tecnologias e estratégias que contribuíram para a conservação ambiental, como a telemetria e mapeamento de áreas para acompanhamento do desempenho das máquinas, redução no uso de combustíveis e diminuição de distâncias e rotas de operações de plantio e colheita para minimizar o uso de recursos e emissões; e utilização de insumos biológicos com fabricação interna no manejo sanitário das lavouras— observa.
Atualmente as inovações tecnológicas oferecem um novo arcabouço de ferramentas que permitem a racionalização de recursos e maior eficácia visando maiores produtividades, ou seja, produzir mais com menos. Dentre estes, a empresa destaca algumas de suas iniciativas: telemetria e mapeamento de suas áreas para acompanhamento de desempenho de suas máquinas, redução no uso de combustíveis e diminuição de distâncias e rotas de operações de plantio e colheita para minimizar uso de recursos e emissões; mapeamento de solo e uso em taxa variável de fertilizantes, otimizando produtividade e quantidade necessária do insumo; monitoramento de pragas e invasores identificando zonas de maior incidência realizando aplicações localizadas, reduzindo o uso de produtos químicos mantendo a sanidade de suas lavouras; utilização de insumos biológicos com fabricação interna em seu manejo sanitário das lavouras; monitoramento climático visando as melhores janelas para efetuar operações agrícolas sem incorrer em retrabalhos ou excesso de operações.
Centro de Operações – O CFO da Jotabasso explica que todas as informações do processo produtivo da empresa são consolidadas em um Centro de Operações, auxiliando na constante tomada de decisão. —Temos uma estrutura de Business Intelligence, que disponibiliza, em tempo real, as informações para a possível correção de rotas, proporcionando maior assertividade em nossas estratégias— revela.
A estrutura de analytics da empresa, foi, inclusive, premiada pela Amazon Web Service no projeto Falcon 9, como o mais inovador do Centro-Oeste e como case de sucesso de uma implantação e fomento da cultura data-driven em sua gestão.
No aspecto social a Jotabasso promove campanhas de conscientização ambiental junto às comunidades e regiões onde atua, realizando palestras e divulgando conteúdo informativo sobre melhores práticas ambientais, além de manter suas portas abertas a seus clientes e parceiros na troca de informações e experiências visando a capacitação e otimização no uso de recursos na condução das lavouras de seus clientes. Possui entidades parceiras que patrocina voluntariamente com doações e trabalho de seus representantes e colaboradores como hospitais e casas de apoio, promovendo maior interação em suas comunidades. Entre as certificações já obtidas possuem a Certificação Round Table on Responsible Soy – RTRS que confirma uma produção de soja ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, somos certificados também na Great Place to Work – GPTW e FEEx FIA Employee Experience com alto nível de satisfação de clima organizacional e laboral, além de possuir o reconhecimento por quatro anos consecutivos como a Melhor Sementeira pelo prêmio Melhores do Agro, da Revista Globo Rural.
Hoje, com cinco décadas e três gerações o sucesso da empresa é resultado do esforço e dedicação de homens e mulheres que fazem ou fizeram parte de sua história. Nunca foi fácil, e continua sendo desafiador. A Sementes Jotabasso é pioneira na produção de sementes de soja no Brasil entregando a mais alta tecnologia, inovação e produtividade aos seus clientes e parceiros. Na última safra a companhia atingiu a marca histórica de produção de sementes de soja, e continua com propósito de entregar a cada ano para o produtor rural sementes com altíssimo potencial produtivo permitindo uma safra mais produtiva aos produtores rurais, gerando mais empregos e renda, produzindo alimento de forma sustentável para o Brasil e o mundo.