Proibido para garantir acesso a obras censuradas .
Defenda a liberdade de ler e junte-se ao ex-presidente Barack Obama na proteção da liberdade intelectual com o Clube do Livro Proibido, da DPLA.
Biblioteca Pública Digital da América (DPLA, na sigla em inglês) criou o Clube do Livro Proibido para dar acesso gratuito a obras censuradas em determinadas comunidades dos Estados Unidos, através do aplicativo de e-reader “Palace”. A iniciativa cria versões digitais (e-books) dos livros que foram proibidos e os disponibiliza a leitores nas regiões dos EUA onde a proibição aconteceu. Os e-books estarão disponíveis gratuitamente por meio do app de leitura “Palace”.
“Na DPLA, nossa missão é assegurar que todos tenham acesso ao conhecimento e acreditamos no poder da tecnologia para proporcionar esse acesso”, declarou John S. Bracken, diretor-executivo da Biblioteca Pública Digital da América. “Atualmente a censura de livros é uma das maiores ameaças à nossa liberdade e, por isso, criamos o Clube do Livro Proibido, que faz uso do poder das bibliotecas e da tecnologia digital a fim de garantir que todos os americanos tenham acesso aos livros que quiserem ler.”
Utilizando a geolocalização por GPS, a DPLA criou bibliotecas virtuais em diversas comunidades dos EUA onde livros foram banidos. Quando um leitor mora em uma comunidade cuja biblioteca foi obrigada a censurar determinadas obras, pode acessar o site TheBannedBookClub.info para saber quais livros foram proibidos em sua região. Em seguida, pode baixá-las gratuitamente em qualquer aparelho portátil através do aplicativo de e-reader “Palace”.
Para acessar o Clube do Livro Proibido, basta baixar o aplicativo Palace, selecionar a biblioteca Banned Book Club (“Clube do Livro Proibido”) e depois seguir as instruções para obter um cartão gratuito da biblioteca virtual. Para orientações mais detalhadas, clique aqui. Se você deseja saber mais sobre o projeto Clube do Livro Proibido, basta acessar TheBannedBookClub.info.
A Biblioteca Pública Digital da América (DPLA, na sigla em inglês) é uma organização que valoriza as bibliotecas e organizações culturais como fontes de conhecimento compartilhado. A DPLA trabalha com parceiros para acelerar a adoção de ferramentas e ideias inovadoras que ajudam e empoderam as bibliotecas a tornar as informações públicas mais acessíveis. O trabalho da DPLA com e-books conta com o apoio da Fundação John S. & James L. Knight e da Fundação Alfred P. Sloan.|www.dp.la.
O Projeto Palace é uma plataforma de conteúdo, serviços e ferramentas que oferece livros digitais, audiolivros e outras mídias digitais em benefício das bibliotecas públicas e seus usuários. Financiada por um investimento plurianual da ordem de milhões de dólares realizado pela fundação Knight, o projeto Palace é uma divisão da Lyrasis e tem uma parceria estratégica com a Biblioteca Pública Digital da América (DPLA). Para saber mais, acesse thepalaceproject.org.