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22/07/2023

Ventos laterais desaceleram desempenho da indústria marítimo-portuária, diz relatório

Há quebras no desempenho dos portos de contentores, na atividade dos transitários e no consumo.

Em tempos de incerteza para o setor marítimo, portuário e logístico, devido à fraca reação da demanda, é fundamental rever alguns sinais que podem arriscar os rumos tanto do setor quanto da economia global. Bem, alguns sinais de ventos cruzados podem ser detectados em uma queda na atividade portuária de contêineres globalmente, um declínio na atividade de despachantes no segundo trimestre, a queda nos preços de contêineres em junho e uma desaceleração na taxa de crescimento globalmente.

Portos de contêineres — Drewry Global Container Port Performance Index registrou uma queda mensal em maio de 0,5%, para 107,4 pontos, queda de 1,6% em relação a maio de 2022. O declínio dos volumes mensais no Oriente Médio, Sul da Ásia e Ásia —excluindo a China— contribuiu para o declínio.

O índice por regiões mostra-se mais benevolente, observando-se um ligeiro aumento de 0,2% em termos mensais para os portos da China em maio de 2023, situando-se em 111,7 pontos, o que representa um aumento de 3,4% em termos homólogos.

Xangai, em particular, registrou um aumento de 2,2% mês a mês e 20% ano a ano, com maio marcando o terceiro mês de fortes volumes no maior porto de contêineres do mundo, que registrou crescimento de 4,4%. Qingdao também está se mostrando excepcionalmente forte, com volumes nos primeiros cinco meses do ano crescendo mais de 10% no comparativo anual e crescimento mensal de maio de 11,8%.

Na América do Norte, o índice subiu 2,0% em maio em relação ao mês anterior, para 101,5, consolidando a forte alta de abril. No entanto, os volumes estão 15,8% abaixo do valor do ano passado, e a taxa de crescimento da média móvel de 12 meses continuou caindo para -8,3% em maio de 2023, bem abaixo da média global de -0,5%. O que poderia responder à baixa demanda dos EUA.

O que dizem os despachantes? —Container xChange fornece uma pesquisa que reflete o humor dos agentes de carga. Nele, 65% dos transitários afirmaram que no segundo trimestre de 2023 seus negócios foram afetados em relação ao primeiro trimestre, enquanto 19% confirmaram que não registraram retomadas. 64% expressaram a esperança de uma melhora em seus negócios, enquanto 15% permanecem inseguros e 21% mantiveram uma perspectiva pessimista sobre a reativação.

Os preços dos contêineres caem — Em outra frente, refletindo o pulso da indústria, os preços dos contêineres de junho atingiram sua média mais baixa em junho em comparação com junho de 2022 e junho de 2021 nos principais mercados da cadeia de suprimentos, incluindo China, Europa e EUA. —Os preços médios dos contêineres estão em queda livre e não há sinais de recuperação à medida que nos aproximamos do período mais movimentado do setor de transporte marítimo. É bem evidente que a alta temporada é quase invisível—disse Christian Roeloffs, cofundador e CEO da Container xChange.

Uma retrospectiva da evolução desses preços médios nas principais rotas no segundo trimestre de 2023 mostra que apenas o norte da Europa e Oriente Médio e a região do subcontinente indiano experimentaram um aumento marginal, com o restante sendo negativo para contêineres padrão.

Baixo consumo atinge a economia — Em um contexto mais amplo, a atividade empresarial global, embora tenha melhorado um pouco no segundo trimestre, está estabelecendo uma taxa de crescimento mais lenta em geral, mas em velocidades diferentes por região. Isso é de acordo com um índice recém-lançado da plataforma de cadeia de suprimentos baseada em nuvem Tradeshift.

O relatório detalha que, nos EUA, a expansão econômica tem resistido e a atividade empresarial está —deixando o resto do mundo para trás—. As cadeias de suprimentos—estão gradualmente encontrando um ritmo mais regular—. Ainda assim, as perspectivas são mistas à medida que os gastos do consumidor diminuem.

Enquanto isso, o desempenho da China tem sido bastante estável em parte porque —a queda na demanda por produtos manufaturados embotou a grande reabertura da China—. Isso se alinha com os dados desta semana, mostrando um crescimento do PIB mais fraco do que o esperado.

De acordo com o relatório, a atividade comercial em todo o mundo ficou quatro pontos abaixo da faixa esperada no segundo trimestre, mesmo com o volume total de transações crescendo ligeiramente mais rápido no período de três meses. Os volumes de faturamento começaram a diminuir à medida que os compradores se ajustam a um padrão de pedidos menores. | MM.