premio-fundacao-cargill

22/07/2023

Fundação Cargill e Enactus anunciam vencedores do Prêmio Alimentação em Foco 2023

Iniciativa visa engajar a próxima geração de líderes para promover soluções inovadoras em alimentação segura.

A Fundação Cargill, em parceria com a Enactus, anuncia os vencedores da 8ª edição do Prêmio Alimentação em Foco para fomentar iniciativas com a temática alimentação, desde a produção até a oferta e o consumo de alimentos. A premiação buscou reconhecer o comprometimento com a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento da alimentação segura, sustentável e acessível no Brasil e o engajamento das equipes inscritas na rede Enactus em todo o País.

Na categoria Semente, que inclui inciativas ainda em construção, o vencedor foi o projeto Fazendinha de Inseto (UFU – MG), que tem como foco utilizar as larvas da mosca-soldado-negro para o tratamento de resíduos orgânicos de feiras municipais. As larvas já maduras, são utilizadas para produção de uma ração altamente nutritiva para aves e peixes fornecida para os pequenos produtores parceiros do projeto. O substrato remanescente é processado em um biodigestor para produção de um biofertilizante e de biogás que também serão produtos para os agricultores parceiros.

Já na categoria Tração, na qual os concorrentes deveriam apresentar resultados de impacto positivo na comunidade, o projeto Bread&Bug (UFU – MG) foi o ganhador. A iniciativa produz um fertilizante orgânico à base das excretas da fase larval do Tenebrio molitor que é vendida a um preço acessível para os pequenos produtores, proporcionando economia nas despesas com insumos e um aumento da produtividade, qualidade e a segurança da plantação. O projeto também garante o acesso a tecnologias inovadoras, capazes de aumentar a rentabilidade da produção agrícola sem gerar maiores impactos ambientais. Os vencedores receberam como premiação o valor de R$ 10 mil cada um como forma de incentivo para continuidade dos projetos.

— A preocupação com a alimentação é fundamental para garantir a prosperidade das comunidades e a sua transformação. O Prêmio Alimentação em Foco também desafiou os projetos a promover inclusão, equidade e inovação. É um grande orgulho ver os projetos abraçando esses desafios com um resultado que fica de legado para suas comunidades — avalia Flavia Tayama, diretora- presidente da Fundação Cargill no Brasil.

Processo de escolha — A primeira fase da 8ª edição do Prêmio Alimentação em Foco foi iniciada ainda em 2022 e contou com a participação de 14 projetos que tiveram o apoio da Fundação Cargill por meio de bolsa-auxílio de R$ 5 mil, além de mentoria e capacitação. Em maio deste ano, a segunda fase selecionou seis projetos finalistas que foram apresentados a uma comissão de avaliação composta por membros da equipe Enactus Brasil, da Fundação Cargill e de empresas coligadas, bem como por convidados indicados pela Fundação.

A Fundação Cargill e a Enactus Brasil buscaram, por meio do edital do prêmio, fomentar iniciativas referentes a temas como uso da terra, prosperidade do agricultor, segurança alimentar e nutricional, engajamento da comunidade e mudanças climáticas. Os projetos foram avaliados de acordo com critérios como liderança empreendedora, inovação, uso de princípios de negócios e impacto positivo sustentável.