pneu-prometeon

19/07/2023

Sustentabilidade é um pilar no crescimento da Prometeon

A Sustainalytics, agência de classificação de risco ESG, avalia os padrões do Grupo: terceiro colocado em 2022 em nível mundial no setor. Governança em sustentabilidade fortalecida em nível global. Novas metas para 2030 para a redução do impacto ambiental em toda a cadeia de valor: produção e vendas.

Foi aprovado o Relatório de Sustentabilidade 2022 do Grupo Prometeon Tire, que ratifica a política ambiental assumida pelo Grupo a nível global e em toda a cadeia de valor — da produção à venda. Novas metas desafiadoras foram estabelecidas para reduzir o impacto ambiental até 2030 e os esforços do Grupo foram reconhecidos pela avaliação da Sustainalytics para 2022.

—A sustentabilidade se tornou algo muito concreto nos negócios e agora faz parte da identidade da empresa. Diz respeito às relações com clientes, fornecedores e ao mundo financeiro, e envolve compras e produção. A Prometeon está fortemente envolvida em todas as questões de sustentabilidade e cada uma de suas ações leva em consideração o impacto ambiental resultante —comenta Nicolas Marchi, diretor de Auditoria Interna e Sustentabilidade do Prometeon Tyre Group.

Rating ESG —Pelo segundo ano, a Morningstar Sustainalytics, agência de classificação de risco ESG (Ambiental, Social e Governança, em português), avaliou a responsabilidade social corporativa do Grupo Prometeon, com o objetivo de entender e aprimorar as ações da fabricante em relação aos princípios de sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor.

A avaliação trouxe resultados positivos: a pontuação ESG Risk Rating foi de 12,1 de um total de 100 (quanto mais próximo de zero, melhor o desempenho de uma empresa), confirmando pelo segundo ano a baixa exposição ao risco e reconhecendo o alto nível de gestão. Além de melhorar sua pontuação, que foi de 14,9 no ano passado, a empresa também melhorou sua classificação dentro do segmento de referência (pneus), subindo do quinto para o terceiro lugar, dentro de um total de 29 no momento da divulgação do ranking; e no setor de componentes automotivos, a Prometeon ocupa agora a 15ª posição em meio a um universo de 236 empresas. Esses dados não apenas confirmam o excelente desempenho do grupo, mas também demonstram seus esforços contínuos de melhoria.

Governança para a sustentabilidade —Em 2022, a governança foi fortalecida com o impulsionamento da atuação dos Comitês de Sustentabilidade em todos os ambientes em que a Prometeon está presente com uma atividade produtiva, com o objetivo de estabelecer uma visão ESG unificada para ampliar o conhecimento dos três aspectos – ambiental, social e de governança – e promover padrões sólidos de governança corporativa que integrem todos esses aspectos. Isso ajudará o setor a integrar os fatores ESG no processo de tomada de decisão envolvendo investimentos na pegada industrial do Grupo.

O Comitê da Sede, que atua em nível global em todos os países onde o Grupo está presente, definiu objetivos de longo prazo até 2030 para reduzir a produção de resíduos, o consumo de água, a demanda de energia e as emissões de CO2. No que se refere especificamente ao meio ambiente, o Grupo compreende claramente as ameaças representadas pelas mudanças climáticas, uma realidade inegável no mundo de hoje com um forte potencial para provocar mudanças repentinas nos ecossistemas.

Determinado a assumir um papel proativo no combate às alterações climáticas, o Grupo Prometeon empreende ações para alcançar resultados tangíveis nas suas atividades comerciais ao longo de toda a sua cadeia de valor, com o objetivo final de fechar o ciclo de vida do produto. Com esse objetivo, o Grupo realiza atividades contínuas de pesquisa e desenvolvimento de materiais inovadores e colabora com agentes externos para realizar avaliações ESG, a fim de melhorar constantemente sua responsabilidade social corporativa.

Metas para 2030 —De acordo com as exigências do Pacto Global das Nações Unidas, no que diz respeito à Agenda 2030, a empresa definiu metas de redução ambiental para o final desta década, sendo a linha de base o primeiro ano de vida da Prometeon, após ter sido originada da divisão industrial da Pirelli, em 2016. Entre essas metas que apontam para aspectos específicos de consumo, por conta do atual leque de atuação industrial, a empresa espera reduzir o consumo de água em mais de 53%, e em mais de 30% o consumo de energia e, consequentemente, as emissões de CO 2 — graças a investimentos contínuos e a uma revisão dos processos da empresa.

Em linha com o cumprimento destas metas e também por conta de investimentos em processos inovadores, como as estações de tratamento de águas residuais, que permitiram recuperar cerca de 20% de água, em 2022 o Grupo reduziu o seu consumo total de água em quase 10% em comparação ao ano anterior. De um modo geral, devido a processos que visam aumentar a eficiência dos processos de produção implementados com o objetivo de reduzir o consumo de recursos e o impacto ambiental, o Grupo conseguiu reduzir o seu consumo de energia e emissões de CO2 em cerca de 5%, e o consumo de solventes em cerca de 15%, em relação ao ano anterior.

Para melhorar a coleta de dados ambientais, em 2022 o Comitê passou a utilizar um programa de software que coleta dados para fornecer uma visão geral dos KPIs e monitorar o estado de progresso do alcance das metas de longo prazo.

Iniciativa de relatório global —Ao longo de 2022, o Grupo Prometeon decidiu implementar a Global Reporting Initiative (GRI) em seu Relatório de Sustentabilidade Social Corporativa. A GRI fornece uma estrutura para identificar os principais impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pela organização com base na natureza de suas atividades, além de também levar em conta o impacto que as atividades e decisões da organização têm sobre seus principais públicos estratégicos.

Fornecedores premiados — A empresa instituiu o Programa Prêmio Fornecedores com o objetivo de envolver e orientar seus fornecedores em seus esforços para enfrentar as questões de sustentabilidade. O programa será gerido pela Chief Procurement Officer (CPO) do Grupo Prometeon, Federica Tondini. Por meio desse programa, a Prometeon pode reconhecer e premiar fornecedores que prestam serviços e materiais de primeira linha, de forma a ampliar seu nível de engajamento e premiar projetos inovadores e sustentáveis, além de incentivar o aprimoramento de processos capazes de agregar valor ao negócio e aos diferentes públicos envolvidos.

Estão incluídas no prêmio as seguintes categorias, cujos vencedores serão comunicados no início de 2024: Melhor Fornecedor ESG; Melhor Fornecedor de Matéria-Prima; Melhor Fornecedor de Serviços; Melhor Fornecedor Logístico; Melhor Fornecedor de Máquinas, Equipamentos e MRO.

Grupo de Pneus Prometeon — O Prometeon Tyre Group é um fabricante de pneus totalmente focado nos setores Industrial (transporte de mercadorias e pessoas), Agro e OTR. A Prometeon traz em seu portfólio produtos que incluem as marcas PIrelli, Sestante, Férmula, Pharos, Anteo, Eracle, Tegrys. O Grupo possui quatro fábricas (sendo duas no Brasil, uma no Egito, e uma na Turquia), três centros de P&D (Itália, Brasil e Turquia) e um Centro de Desenvolvimento no Egito. Cerca de oito mil pessoas de mais de 40 nacionalidades trabalham dentro do Grupo, presentes nos cinco continentes. Desde 2019, a Prometeon se junta ao Pacto Global das Nações Unidas, que tem cerca de 15.500 empresas em 165 países, e desde 2020 é um dos membros fundadores da Rede de Pacto Global das Nações Unidas Itália. As marcas e logotipos Pirelli, Formula e Pharos são usados sob licença.