camila-funaro-camargo

19/07/2023

O impacto de que o Brasil precisa

Quando a Esfera Brasil deu seu pontapé inicial, nós já imaginávamos que conquistaríamos grandes feitos. Agora, dois anos depois do começo de tudo, é lisonjeador olhar para trás e perceber que fomos além do que pensávamos ser capazes. E os números não mentem: foram 94 eventos, que reuniram mais de 150 autoridades, entre presidentes, ministros, governadores, deputados, senadores e prefeitos, bem como um público regalado de ilustres representantes da sociedade civil.

Em dois anos, posso afirmar que influenciamos o cenário político-econômico brasileiro diversas vezes ao dialogarmos ativamente sobre as principais e fundamentais pautas para o crescimento do País. Estivemos abertos, desde o início, a ouvir todos os lados em situações decisivas.

Nossa independência e apartidarismo – dois dos nossos principais pilares – não hesitaram nem uma única vez. A quem possa duvidar, aqui vai uma importante prova: recebemos, em 2022, ano da eleição presidencial mais disputada da história do Brasil, as figuras de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, os principais adversários no pleito ao Planalto.

Mesmo depois das últimas eleições, reunimos em nosso maior fórum – até agora – a equipe de transição do novo governo, bem como governadores recém-eleitos, juristas notabilíssimos e alguns dos maiores empresários do Brasil. Fossem a favor ou contra o governo que acabara de ganhar, se uniram para dialogar sobre o que realmente importa: o zelo em comum que todos sentimos pelo País e a busca por melhores alternativas para que o Brasil alcance a potência que pode ser, sem deixar que caprichos ou opiniões pessoais estejam à frente do bem comum. Costumamos dizer que é justamente isso que nos move: ter os mais diversos pensamentos em um só lugar, para que, a partir de diálogos sensatos e qualificados, cheguemos às melhores soluções.

Se naquele fórum estávamos pensando no futuro do Brasil a médio prazo, desta vez vamos mais longe. À medida que crescemos, cresce também a nossa oportunidade de fazer do Brasil um protagonista mundo afora. Estamos preparados para eventos – no sentido mais amplo da palavra – ainda maiores, com conversas enriquecedoras que com certeza vão impactar o País de forma cada vez mais eficiente e sólida.

É por isso que a Esfera se prepara, neste segundo semestre, para seus dois maiores encontros do ano. O primeiro deles, no vindouro mês de agosto, é o Fórum Esfera Brasil. Nesse evento, lançaremos luz sobre pautas que contemplam o senso de urgência brasileiro, com destaque para os desafios para a retomada da competitividade nacional, que terá a reindustrialização focada em sustentabilidade e empregabilidade como mote.

Em um segundo ato, teremos nosso primeiro Fórum Esfera Internacional, em Paris, para tratar de assuntos que vão além de nossas fronteiras. Nesse caso, olharemos ainda mais adiante, para um futuro que engloba outras nações, cooperação bilateral e muita troca de inteligência. Estamos em busca de parceiros estratégicos para o Brasil, que pode despontar para o mundo como uma referência em energia verde, sustentabilidade e atitude pró-clima. É assim que conquistaremos, ainda este ano, o aguardado acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Não à toa, não reuniremos apenas autoridades francesas, mas representantes de toda a Europa em nosso evento. Os olhos estão voltados para nós – aproveitemos o ensejo.

Toda a grandiosidade sobre a qual discorri acima demonstra onde estamos e aonde queremos chegar. Os números importam, mas as ações não deixam dúvidas. Portanto, continue conosco para experienciar o quão relevantes podemos ser juntos, refletindo sobre um Brasil melhor.

. Por: Camila Funaro Camargo, CEO da Esfera Brasil