minerais-criticos

12/07/2023

O mercado de minerais críticos vê um crescimento sem precedentes

À medida que a demanda por energia limpa impulsiona um forte aumento no investimento, diz IEA.

O mercado de minerais que ajudam a alimentar veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e outras tecnologias essenciais para a transição de energia limpa dobrou de tamanho nos últimos cinco anos, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia.

A primeira Análise Anual do Mercado de Minerais Críticos da IEA , lançada no dia 11 de julho (terça-feira), junto com um novo explorador de dados online, mostra que a implantação recorde de tecnologias de energia limpa está impulsionando uma enorme demanda por minerais como lítio, cobalto, níquel e cobre. De 2017 a 2022, o setor de energia foi o principal fator por trás da triplicação da demanda geral por lítio, um salto de 70% na demanda por cobalto e um aumento de 40% na demanda por níquel. O mercado de minerais de transição energética atingiu US$ 320 bilhões em 2022 e está definido para um crescimento rápido e contínuo, colocando-o cada vez mais no centro do palco para a indústria global de mineração.

Em resposta, o investimento no desenvolvimento de minerais críticos aumentou 30% no ano passado, após um aumento de 20% em 2021. Entre os diferentes minerais, o lítio teve o aumento mais acentuado no investimento, um salto de 50%, seguido de cobre e níquel. O forte crescimento dos gastos das empresas no desenvolvimento de suprimentos minerais sustenta a acessibilidade e a velocidade das transições de energia limpa, que serão fortemente influenciadas pela disponibilidade de minerais essenciais.

—Em um momento crucial para as transições de energia limpa em todo o mundo, somos encorajados pelo rápido crescimento do mercado de minerais críticos, que são cruciais para o mundo atingir suas metas de energia e clima —disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol. —Mesmo assim, grandes desafios permanecem. Muito mais precisa ser feito para garantir que as cadeias de abastecimento de minerais essenciais sejam seguras e sustentáveis. A IEA continuará sua liderança inicial neste espaço com pesquisa e análise de ponta —e reunindo governos, empresas e outras partes interessadas para impulsionar o progresso, principalmente em nossa Cúpula de Minerais Críticos e Energia Limpa em 28 de setembro de 2023(quinta-feira)—.

Se todos os projetos minerais críticos planejados em todo o mundo forem realizados, a oferta poderá ser suficiente para apoiar as promessas climáticas nacionais anunciadas pelos governos, de acordo com a análise da AIE. No entanto, o risco de atrasos nos projetos e deficiências específicas da tecnologia deixam pouco espaço para complacência quanto à adequação do fornecimento. De qualquer forma, mais projetos seriam necessários até 2030 em um cenário que limitasse o aquecimento global a 1,5 °C.

A diversidade de oferta também continua sendo uma preocupação, com muitos anúncios de novos projetos vindos de países já dominantes. Em comparação com três anos atrás, a participação dos três principais produtores minerais críticos em 2022 permaneceu inalterada ou aumentou ainda mais, especialmente para níquel e cobalto. Além disso, as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) estão fazendo progressos mistos. As empresas estão avançando em investimentos comunitários, segurança do trabalhador e equilíbrio de gênero. No entanto, as emissões de gases de efeito estufa permanecem altas, com aproximadamente a mesma quantidade emitida por tonelada de produção mineral a cada ano. As retiradas de água quase dobraram de 2018 a 2021.

Acompanhando o Critical Minerals Market Review 2023 está o novo IEA Critical Minerals Data Explorer , uma ferramenta on-line interativa que permite aos usuários acessar e navegar facilmente pelos dados e projeções da IEA para minerais críticos. Em sua versão inicial, a ferramenta oferece aos usuários acesso às projeções de demanda do IEA em diversos cenários e tendências tecnológicas. As informações do lado da oferta serão adicionadas em atualizações futuras.

Desde a análise histórica da AIE sobre o papel dos minerais críticos nas transições de energia limpa em 2021 e os novos mandatos ministeriais que recebeu de seus governos membros em março de 2022, a Agência vem expandindo seu trabalho sobre minerais críticos para ajudar os formuladores de políticas a enfrentar os desafios emergentes. Também foi solicitado recentemente pelo G7 para fornecer apoio em vários aspectos da oferta e demanda de minerais críticos.

Para fortalecer o diálogo e a cooperação internacional sobre o assunto, a IEA sediará a primeira cúpula internacional sobre minerais críticos e seu papel nas transições de energia limpa em 28 de setembro em Paris, reunindo ministros de países da Família IEA e além — incluindo grandes minerais produtores e consumidores — assim como líderes empresariais, investidores, chefes de organizações internacionais e representantes da sociedade civil. | IEA