As vantagens de se investir na Zona Franca de Manaus (ZFM) e as oportunidades oferecidas pelo projeto para o desenvolvimento da região começaram a ser apresentadas pela Suframa aos participantes da 16ª edição da Eletrolar Show 2023, cuja abertura ocorreu na tarde do dia 10 de julho (segunda-feira), no Centro de Convenções Transamérica, em São Paulo.
Durante o evento, que vai até o dia 13 (quinta-feira), quatro servidores da Autarquia estarão num estande próprio, de 12 metros quadrados, o F18, com atendimento ao público para explicar o funcionamento dos incentivos fiscais da ZFM e também buscar se reunir com potenciais novos investidores para a região. —Fizemos questão de participar da maior feira de negócios entre a indústria e o varejo de eletros da América Latina, por ser uma oportunidade para apresentar a ZFM, explicar como ela funciona e como atuar na região pode ser vantajoso para investidores do setor —salienta o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Além de representar a Autarquia na cerimônia de lançamento da feira, o superintendente adjunto de Projetos da Suframa, substituto, José Marques, também proferiu a palestra intitulada —O papel da Zona Franca de Manaus na neoindustrialização: tecnologia e inovação no polo eletroeletrônico”. A palestra aborda a ZFM como local ideal também para investimentos em setores com foco em inovação e biotecnologia, em especial a industrialização de produtos a partir de matéria-prima regional.
O presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge Júnior (ao centro na foto abaixo), ressaltou que as empresas associadas atuantes no Polo Industrial de Manaus (PIM) acompanharam com atenção as medidas inseridas na Reforma Tributária com objetivo de manter as vantagens fiscais da Zona Franca de Manaus e saudou a participação da Suframa no evento promovido pela Eletrolar. —É muito importante para o setor produtivo a previsibilidade e a segurança jurídica. A garantia da manutenção das vantagens comparativas da ZFM na Reforma Tributária possibilita que investimentos planejados se efetivem e haja a atração de novos para a região. Por isso, também é importante a Suframa participar de um evento dessa magnitude, com a presença dos tomadores de decisão de investimentos e trazer a mensagem da ZFM, suas vantagens e como lá se instalar —explicou.
A Eletros tem 20 empresas associadas no Brasil e 18 delas estão instaladas no PIM, com destaque para as fabricantes de televisores e da chamada linha branca (geladeira, ar-condicionado, fogões). Muito dos produtos fabricados no PIM estão sendo exibidos nos 33 mil metros quadrados do local do evento. Ao todo, são 700 marcas, 120 empresas expositoras e um pavilhão especificamente com 370 expositores da China. A previsão é de cerca de 30 mil visitantes nos quatro dias da feira.| Enock Nascimento