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29/06/2023

Um dos maiores Wellboats da América Latina está sendo construído no Chile

“Patagon XI” foi desenvolvido no estaleiro ASENAV em Valdivia.

Na cidade de Valdivia, no sul do Chile, foi construído um dos maiores barcos de poços da América Latina, o “Patagón XI”, um navio que foi desenvolvido no estaleiro chileno ASENAV e que logo busca estabelecer o padrão na indústria de transporte de pescado .vivo tanto no continente quanto globalmente.

A embarcação, que opera através do Patagonia Wellboat, se destaca tanto por sua grande capacidade de carga, quanto por um método particular de embarque e desembarque “seco” de peixes vivos: ou seja, após retirar os peixes das gaiolas no mar, separa retira-os da água e os introduz em um tanque-armazém que contém água do mar em condições ideais para recebê-los e mantê-los em boas condições durante o transporte.

Além disso, o navio tem potência total de propulsão de 3.500 kW e dimensões que chegam a 79,8 metros de comprimento; Com 17,2 metros de largura, calado máximo de projeto na linha de base de 6,15 metros e capacidade de armazenamento de 3.000 m3, agrega ainda um sistema de purificação de água baseado em filtros e radiação ultravioleta.

—A principal vantagem do Patagon XI é o grande volume de carga, pois pode transportar até 480 toneladas de pescado desde os centros de criação, ou seja, esvaziar praticamente duas gaiolas de engorda de salmão e transportá-los até o centro de beneficiamento, o que permite reduzir o número de viagens, o que se torna uma vantagem, pois há uma tendência de aumentar a distância entre os centros de cultivo e os centros de beneficiamento —explica Ricardo Barrientos, engenheiro de projetos da ASENAV.

Além disso, o novo Wellboat possui um sistema de oxigenação baseado em baixa pressão e alto fluxo de água, que permite maior eficiência na obtenção dos níveis de concentração de oxigênio e também trata a água que é descarregada no mar (água de renovação no modo de transporte para peixes adultos), de modo não contamina a água na área em que a embarcação opera.

— O Patagon XI também possui um sistema de tratamento de água do mar com reatores UV. Depois disso, essa água é devolvida ao mar, eliminando qualquer doença ou infecção que os peixes tenham tido e evitando a contaminação da área em que o barco navega. Este benefício é fundamental, pois não afeta a biodiversidade do mar, sendo um dos nossos compromissos como ASENAV construir navios inovadores e amigos do ambiente —destaca o especialista. | MM