No seu Relatório de Sustentabilidade. Documento lança a ‘Agenda ESG’ com metas e principais avanços nos âmbitos ambiental, social e de governança.
A Vibra lança seu Relatório de Sustentabilidade, que traz as principais decisões e caminhos para solidificar a pauta ESG na estrutura de negócios e os resultados obtidos em 2022, além de algumas das ações realizadas no primeiro trimestre de 2023. O carro-chefe da estratégia da companhia é utilizar sua força de liderança no setor e experiência e capilaridade para mobilizar o seu portfólio de energias renováveis, na composição de soluções para uma economia de baixo carbono capazes de atender a demanda da transição energética e ajudar na descarbonização de seus clientes.
Pela primeira vez, o documento apresenta a Agenda ESG da Vibra, com planos de ação e metas específicas para indicadores ambientais, sociais e de governança, desdobradas para várias áreas da empresa. A Agenda ESG tem como foco os temas transição energética, mudança do clima, gestão ambiental e segurança, diversidade e inclusão, investimento social, relacionamento com as comunidades, governança corporativa, gestão de riscos ESG e transparência.
—A nossa visão é de longo prazo e estamos empenhando esforços para fortalecer o nosso core business e desenvolver o alicerce do futuro, que é agregar à distribuidora de combustíveis um portfólio de energias renováveis. Queremos ser protagonistas na transição energética sem correr o risco de minimizar o presente, mantendo nossa liderança e eficiência na distribuição de combustível — conta o CEO da Vibra, Ernesto Pousada.
No tema mudança do clima, por exemplo, estão os planos de neutralizar as emissões de escopo 1 e 2 até 2025, com foco na redução de emissões das unidades operacionais e administrativas. O compromisso firmado pela Vibra é reduzir as emissões do escopo 1 e 2 em 67%, até 2026, e compensar o restante com a compra de créditos de carbono. Em 2022, reduzimos em 12% nossas emissões de escopo 1 e 2 (em relação ao ano base de 2019), superando a meta de 4% estabelecida inicialmente. Já são $3,9 bilhões investidos em parcerias estratégicas para promover a redução de emissões.
Foram definidos também o compromisso de neutralizar as emissões de escopo 3 até 2050. Para isso, a consolidação de um portfólio de energias renováveis, um conceito inovador no qual a companhia vem trabalhando intensamente nos últimos três anos. Já foram realizados importantes investimentos, na ordem dos R$4 bilhões, para agregar parceiros e negócios que despontam em qualidade nas suas áreas de atuação e garantir a liderança da Vibra nessa caminhada. —Estamos fortalecendo a oferta de um portfólio em soluções em energias renováveis aos nossos clientes, entre elas etanol, biocombustíveis, energia elétrica, gás biometano, diesel verde e eletromobilidade— explica Pousada. Também vale destacar as iniciativas de descarbonização da cadeia da distribuição, como soluções de transporte e combustíveis mais amigáveis.
—Junto à Copersucar, criamos a maior plataforma de etanol do Brasil, a Evolua Etanol; adquirimos 50% da Zeg Biogás para desenvolver o mercado de biometano; por meio da Comerc, da qual lideramos o bloco que detém 50% de participação acionária, nos tornamos uma das maiores comercializadoras de energia renovável do país; com a EZVolt vamos criar corredores de postos com estações de recarga elétrica em rodovias e espaços urbanos. A Vibra quer ter um papel ativo na descarbonização dos clientes e voz ativa na discussão do mercado regulado de carbono no país —explica Pousada.
Premiações e reconhecimentos em ESG — No que diz respeito a reconhecimentos da atuação em ESG, pelo 4º ano consecutivo, a Vibra foi selecionada para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), segue avaliada entre as 10% melhores empresas do setor Varejo no Corporate Sustainability Assessment (CSA) – análise que fundamenta a listagem do índice de sustentabilidade Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque. A empresa permanece listada no índice FTSE4Good do FTSE – Financial Times Stock Exchange Russell, uma divisão da bolsa de valores de Londres, e na avaliação da MSCI ESG Research, uma das principais agências de rating ESG globais, a Vibra manteve sua pontuação A, registrando avanços no desempenho das dimensões social e de governança.
O Sustainalytics, outra das maiores agências globais de rating independente de ESG, reconheceu a Vibra com o selo “Industry Top Rated”, na indústria Refiners and Pipelines. Esse selo é concedido para as empresas que superam o desempenho ESG em comparação a outras de seus setores e representa nossa evolução no gerenciamento de riscos de sustentabilidade. Além do selo, a Vibra melhorou o desempenho no rating ESG da Sustainalytics diminuindo o grau de risco no ESG Risk Rating e aumentando a performance em gestão de risco no ESG Risk Management.
A Vibra foi reconhecida no Guia Exame Melhores do ESG 2022 com o Prêmio da categoria Combustíveis, Químicos e Derivados da Revista Exame; está entre as 20 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com estudo conduzido em 2022 pelo MIT Tecnology Review; está entre as 20 primeiras colocadas (2ª colocada na categoria Varejo e Distribuição) no TOP 100 Open Corps 2022, que seleciona as empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil; foi eleita a “Melhor Empresa no setor de Óleo e Gás da América Latina” por mais de 900 investidores e analistas de todo o mundo, que participaram da pesquisa feita pelo Institutional Investor. Além disso, a empresa também conquistou o primeiro lugar em todas as categorias dentre as Mid Caps, incluindo a de “Melhor ESG” e “Melhor Gestão de crise na Covid-19”.
Governança — A Vibra fez investimentos consistentes para aprimorar a governança corporativa. Entre as ações realizadas em 2022, foram aperfeiçoadas a gestão das áreas que suportam a governança corporativa da companhia, criando um Sistema de Gestão de Integridade que congrega dados e ações das áreas de Ouvidoria, Governança, Controles Internos, Riscos, Conformidade e Ética, em uma plataforma tecnológica amigável, de fácil acesso e fácil compreensão.
Atuamos com um modelo de governança baseado em integridade, ética, transparência e as melhores práticas de compliance, tendo constantemente sua “Governança” reconhecida pelos mais diferentes indicadores e plataformas nacionais e internacionais de avaliação de ESG (ISE B3 e S&P Global).
Aumentou o nosso score da Dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão em: Engajamento, Diversidade e Inclusão dos Funcionários; Práticas de Governança Corporativa; Ética nos Negócios; Gestão dos Ambientes Legal e Regulatório; Sustentabilidade do Modelo de Negócio; Práticas de Venda e Rotulagem de Produtos; Segurança de Dados; Impactos Ecológicos; e Qualidade do Ar.
Os demais destaques: na dimensão ambiental destacamos a redução de nossas emissões em 12%, em relação ao ano base de 2019, superando em oito pontos percentuais nossa meta de 4%. A meta foi superada, como resultado de iniciativas como o uso de etanol na frota de veículos leves (representando 31% da frota); a migração de mais 4 instalações operacionais para o mercado livre (totalizando cerca de 35% do consumo de energia proveniente do mercado livre), aquisição de 18 mil I RECs e a redução de 30% no consumo de vapor na Fábrica de Lubrificantes devido à redução de perdas.
No tema de diversidade, aumentamos o percentual de mulheres na força de trabalho de 27,09% para 29,31%; e, também o número de negros (pretos e pardos) na força de trabalho de 38,69% para 43,25%. Ainda nessa linha, em 2022 superamos a meta de admissão de 30% de mulheres, representando 38,4% das contratações.
Consolidamos em 2022 nossos grupos de afinidade: Vibra por Elas (gênero), Entre Raízes (raça), Orgulho+ (LGBTQIAP+). Foram realizados 42 encontros já realizados e 160 pessoas envolvidas diretamente. Ainda no tema diversidade, incluímos o módulo sobre violência contra a mulher no treinamento para equipe de postos atingindo +5.000 funcionários da rede.
Em relação à utilização de recursos hídricos, nossa meta até 2024 é de reduzir em pelo menos 10% a captação total em nossas instalações comparada ao ano de 2019.
Em 2022, iniciamos o programa de eficiência energética operacional visando a redução até 2024 de 4% do consumo de energia de nossas instalações.
Criação do Vibra Ventures, fundo com recursos de R$ 150 milhões para investimento em projetos de inovação;
Vibra assinou contrato de naming rights com a maior casa de shows, espetáculos e eventos da cidade de São Paulo, o Vibra São Paulo.
Portfólio de Energias Renováveis — No centro das decisões ESG está o portfólio de energias renováveis elaborado e em pleno desenvolvimento pela Vibra, que vai ser o caminho para reduzir as emissões e também entregar as soluções desejadas pelos clientes, com curva de crescimento nos próximos anos. “Temos como objetivo ser a principal escolha para soluções de energia para nossos clientes e consumidores. Trabalhamos para oferecer um portfólio completo de produtos para diferentes demandas e estamos preparados para atender as empresas em suas iniciativas para transição energética”, reforça Pousada.
Etanol: criação da Evolua Etanol, joint venture com a Copersucar, para liderar a comercialização de etanol e consolidar a maior plataforma de originação e de comercialização de etanol do Brasil.
Biometano: adquirimos 50% com da ZEG Biogás para o desenvolvimento de um mercado de biometano, que será realizada a partir de diferentes tipos de resíduos, como a vinhaça da cana de açúcar, uma solução ambientalmente vantajosa e comercialmente viável para substituir o gás natural.
Energia elétrica: liderar o bloco que detém 50% de participação acionária na Comerc, uma das maiores comercializadoras de energia renovável do país com 2,6 GWm transacionados, em 2022, e potencial para ser uma das principais investidoras em geração solar no país nos próximos anos. Hoje, a empresa é a quarta maior geradora de energia de fontes renováveis do país, com capacidade instalada em energia solar e eólica de 690 MW e a maior plataforma de geração distribuída do Brasil com 170 MWp instalados e 149MWp em fase de construção.
Eletromobilidade: com o projeto de ter a maior e mais robusta rede de recarga elétrica do Brasil, consolidamos nossa parceria com a startup de mobilidade EZVolt, uma das maiores redes de recarga elétrica no Brasil e início do plano de instalação de 70 pontos de recarga elétrica nos postos de Vibra em 7 estados, nas regiões Sul e Sudeste, com quase nove mil quilômetros de extensão, criando o maior corredor elétrico do Brasil. Assinamos também MOUs com montadoras importantes como Jaguar e Volvo para desenvolvimento de projetos de eletromobilidade.
HVO e SAF: contrato de exclusividade para a compra com exclusividade da produção de HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado, ou ‘diesel verde’) e SAF (combustível sustentável de aviação) da biorrefinaria da Brasil BioFuels (BBF), prevista para 2025.
Houve resultados positivos também no plano de descarbonização de nossa cadeia logística com a iniciativa de substituição do transporte rodoviário (são 32 milhões de quilômetros rodados por mês para movimentar 4,6 milhões de m³) por modais mais eficientes (como cabotagem e ferroviário). No ano, batemos nosso recorde no transporte por cabotagem, com 63 milhões de litros de biocombustíveis movimentados por esse modal do Sul para o Nordeste do país, reduzindo 4.300 viagens de caminhões tanques por ano, uma redução de 9.860 toneladas de CO2 equivalente (CO2e).
Além disso, outras iniciativas estão em andamento: uso do “diesel verde” (HVO) misturado com o diesel tradicional nos caminhões de abastecimento Vibra em operação no Aeroporto Internacional Galeão/Tom Jobim, no Rio de Janeiro, deixando de emitir 14 toneladas de gases de efeito estufa no ar por ano;
Uso do 1º caminhão tanque 100% elétrico com emissão zero para abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus, através da BR Aviation;
Teste da mistura com HVO em ônibus na cidade de São Paulo em 2020;
Abastecimento de três linhas de ônibus da cidade de Curitiba, com 120 mil litros do Diesel Vibra Renovável, que rodaram com o biocombustível por seis meses.
O documento foi elaborado de acordo com os standards da Global Reporting Initiative (GRI) e alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O relatório também reporta indicadores específicos do Sustainability Accounting Standars Board (SASB) e informações requeridas pelo Task Force on Climate related Financial Disclosure (TCFD).
No relatório, a Vibra enfatiza ainda seus compromissos com sustentabilidade, tais como: Pacto Global e Princípio de Empoderamento das Mulheres da ONU, Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, Programa Na Mão Certa (Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras), Programa Laço Amarelo (Observatório Nacional de Segurança Viária), Programa de Logística Verde Brasil, entre outros.