Para aumento de produtividade e resultados. O foco é a melhoria nos processos para aumentar os indicadores operacionais e comerciais, mirando como principal resultado: o melhor atendimento ao cliente.
O Grupo Açotubo, referência na distribuição de produtos siderúrgicos, acaba de anunciar seu mais novo programa: o Programa de Melhoria Contínua. Como o próprio nome sugere, o foco é engajar a participação dos especialistas, colaboradores que executam suas atividades todos os dias, com a aplicação de metodologia e uma série de medidas para a continuidade de processos que levam à desburocratização dos processos e serviços, melhor atendimento, agilidade de entrega, redução de erros, aumento de vendas e dos indicadores.
A ideia surgiu a partir de uma consultoria realizada por uma empresa referência no mercado, que despertou o interesse da diretoria da Açotubo em desenvolver uma área própria de atuação para acompanhamento dos serviços, pesquisas e para sugestões de soluções, visando a otimização, a melhoria e a inovação dos processos. Para isso, foram contratados dois novos colaboradores especificamente para a nova área.
— O novo Programa deve estimular os colaboradores a aperfeiçoar os processos e também gerar o desejo pessoal de aprimoramento de suas atividades— conta Cristiano Pereira da Silva, especialista de melhoria contínua no Grupo Açotubo. — Com a iniciativa, será possível engajar ainda mais os colaboradores no desenvolvimento de suas atividades e competências, por meio de uma cultura em prol da melhoria contínua e métodos que possibilitam compreender, melhorar e padronizar os processos e seus resultados de modo que atenda e supere as expectativas de todas as partes interessadas— completa Carlos Eduardo da Costa, que tem o mesmo cargo.
Cristiano Pereira da Silva tem 27 anos de experiência, e, além de especialista em melhoria contínua, também é professor universitário e de pós-graduação em administração da produção. Já Carlos Eduardo Rocha da Costa tem 15 anos de atuação em processos de melhoria contínua e domínio de ferramentas e metodologias de qualidade, projetos, gestão organizacional e estratégica.
A novidade se estende a todas as áreas da empresa e a iniciativa também é resultado do emprego da filosofia 5S. De origem japonesa, essa filosofia aborda 5 sensos que sustentam a base da melhoria contínua, sendo estes os sensos de utilização, organização, limpeza/saúde, padronização e disciplina/autodisciplina.
Bruno Bassi, CEO da Açotubo, conta que a empresa vem fazendo aportes em tecnologia desde o ano passado e que os investimentos deste ano chegam a R$ 3M. —Não medimos esforços para envolver nossos colaboradores em ações que são benéficas para o negócio e para as pessoas que fazem parte— finaliza.