mercadante_jean_paul

25/06/2023

Petrobras e BNDES assinam acordo de cooperação técnica

Objetivo da parceria é apresentar projetos inovadores nas áreas das duas empresas.

Os presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, assinaram, no dia 22 de junho (quinta-feira), um Acordo de Cooperação Técnica para formação da Comissão Mista BNDES-Petrobras, voltada para as áreas de óleo e gás, com focos em pesquisa científica; transição energética e descarbonização; desenvolvimento produtivo e governança. O objetivo é que, trabalhando juntas, as duas empresas colaborem para desenvolver a cadeia de fornecedores do setor de óleo e gás e fomentem a indústria nacional. As reuniões da Comissão Mista BNDES-Petrobras estão previstas para ocorrer bimensalmente, e o acordo tem vigência de até quatro anos. A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

A atuação do acordo se dará por meio de quatro grupos de trabalho temáticos, que irão identificar as oportunidades de negócio. A Subcomissão de Planejamento e Estudos vai incentivar pesquisa científica e estudos estratégicos para o desenvolvimento do país, e construir sinergias entre plano de investimentos da Petrobras e financiamento do BNDES. A Subcomissão de Desenvolvimento Produtivo e Inovação terá o propósito de fortalecer a cadeia de fornecedores do segmento de óleo e gás.

Já o foco da Subcomissão de Transição Energética e Descarbonização será fortalecer o biorefino, biofertilizantes, biodiesel e biogás, além de avaliar medidas operacionais que visem reduzir as emissões de carbono na cadeia de óleo e gás. Por fim, a Subcomissão de Governança irá prezar ações de Governança, integridade e transparência no setor de óleo e gás.

— A Petrobras e o BNDES têm o poder e a vocação para serem a força motriz da indústria nacional. A Comissão Mista BNDES-Petrobras é apenas mais um capítulo de uma parceria antiga. Mais uma vez, o BNDES e Petrobras têm a oportunidade de ajudar a formar os caminhos que o país irá trilhar nos próximos anos, agora focando em pesquisa científica, fontes de energia mais sustentáveis e integridade para fortalecer toda a cadeia de óleo e gás —declarou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância da parceria para projetos de transição energética. —O BNDES tem hoje pouco mais de 7% das ações da Petrobras, que daria cerca de R$ 24 bilhões. A Petrobras é tão importante para nós que, em um ano e três meses, recebemos todo o capital que investimos, recebemos R$ 20,5 bilhões em dividendos em um ano. Mas mais importante que isso é que podemos financiar a inovação da Petrobras em transição energética— concluiu.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, também participou do evento ao lado do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, do evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para formação da Comissão Mista BNDES-Petrobras, na sede do banco, no Rio de Janeiro.

Para Bacci —a assinatura do acordo é um importante passo para que a Transpetro tenha no BNDES um agente de financiamento para projetos futuros, seja na área marítima ou na área de dutos e terminais—.

A cerimônia de assinatura, no Rio de Janeiro, ainda teve a presença dos diretores da Petrobras de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos José Travassos; Financeiro e de Relacionamento com os Investidores, Sérgio Caetano Leite; de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim; de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser; e de Processos Industriais e Produtos, William França. Pelo BNDES, os diretores do Financeiro e de Crédito Digital para MPMS, Alexandre Abreu; de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luiz Gordon; e Jurídico, Walter Baère; entre outros representantes.