Com o tema “Arquivos — Territórios de vidas” terá programação gratuita para celebrar a diversidade nos arquivos. Roda de samba abre a semana de ações culturais no conjunto tombado do Centro do Rio de Janeiro, de 02 a 09 de junho.
Uma animada roda de samba vai inaugurar a sétima edição da Semana Nacional de Arquivos, que tomará conta da sede no Arquivo Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, no dia 02 de junho (sexta-feira). O grupo de percussão feminina Moça Prosa será a atração musical de uma extensa programação que inclui contação de histórias, exibição de filmes, oficinas e mesas de debates com participantes nacionais e internacionais.
Adquira gratuitamente seu ingresso para a roda de samba no Arquivo Nacional: https://shre.ink/HTVU
A programação também oferece visitas ao conjunto arquitetônico neoclássico tombado pelo Iphan, que hoje abriga a instituição e já foi sede da Casa da Moeda do Brasil. O tour guiado leva cerca de uma hora, e as visitas devem ser agendadas em formulário disponível no site do evento. Outro destaque da programação são as oficinas virtuais sobre temáticas diversas, transmitidas no canal do Arquivo Nacional no Youtube.
Até 09 de junho (sexta-feira), a Semana Nacional de Arquivos oferecerá mais de 500 atividades presenciais e virtuais organizadas por diversas instituições de memória em todo o país, com a temática “Arquivos — Territórios de vidas”. O objetivo é celebrar as pessoas e entidades que guardam, preservam e dão acesso aos registros de vidas de diferentes épocas, e que precisam ser reconhecidos e valorizados como expressões da diversidade e pluralidade da nossa sociedade.
. Programação completa: https://shre.ink/HTcx
O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro (RJ).
Perfil — O Arquivo Nacional (AN) tem como missão garantir à sociedade o direito constitucional à informação, por meio do acesso aos documentos da administração pública federal, contribuindo para a consolidação do Estado Democrático de Direito. Criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga), da administração pública federal, integrante da estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O AN tem sob sua guarda um vasto e rico acervo, que conta parte importante da história do Brasil: são milhões de documentos textuais (que se fossem empilhados somariam 55 quilômetros), cerca de 1,91 milhão de fotografias e negativos, uma coleção de livros que supera 112 mil títulos, sendo oito mil raros, além de filmes, registros sonoros e outros itens de acervo.
Moça Prosa — O Moça Prosa, grupo de percussão feminina, nasceu em 2012 a partir de uma oficina na Pedra do Sal. Atualmente formado por sete integrantes, o grupo enfrenta desafios e preconceitos, mas persistem na sua paixão pelo samba. Tem como objetivo fortalecer a imagem da mulher no samba e abordam temas como racismo, diversidade e luta antimanicomial. Em mais de dez anos de existência, testemunharam o crescimento da pauta feminista e da presença das mulheres no mercado musical. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas estão na trilha pela igualdade.