aniversario_ministerio_defesa

23/06/2023

Ministério da Defesa completa 24 anos de criação em 2023

Em cerimônia, realizada no Clube Naval de Brasília, personalidades civis e militares foram agraciadas com a condecoração da Ordem do Mérito da Defesa.

O Ministério da Defesa completa 24 anos em 2023, por conta disso, a data foi celebrada no dia 16 de junho (sexta-feira), no Clube Naval de Brasília, Distrito Federal. A pasta foi criada em 10 de junho de 1999, pela Lei Complementar nº 97, é responsável por garantir o preparo das Forças Armadas, para que estejam em permanente estado de prontidão e sejam empregadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais, da Lei e da Ordem. A solenidade, conduzida pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, teve a presença dos três Comandantes de Força, além de outras autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Na cerimônia, personalidades civis e militares receberam a condecoração da Ordem do Mérito da Defesa, que pode ser conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais e aos militares e civis estrangeiros, aos integrantes das Forças Auxiliares e às organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil, como um todo, ou a uma Força Singular, com reflexos em benefício das demais.  

No evento, o ministro da Defesa afirmou que, nesses 24 anos, foram intensos os trabalhos de amparo aos brasileiros e de atuação na defesa das fronteiras do País, no patrulhamento de rios e mares, e na vigilância dos céus do Brasil. —Os dedicados profissionais das armas são a força de nossas Forças. São o espírito motivador, o amparo ao povo nos momentos de necessidade, as sentinelas dos mares, o braço forte, mão amiga, as asas que protegem o País. As ações, desenvolvidas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, revestem-se de uma dimensão que ultrapassa a sua missão fundamental de defesa da Pátria, da soberania e da integridade territorial, atingindo profundamente o espírito do povo brasileiro, com o qual se identificam e se integram —afirmou.

O Ministro destacou, ainda, o apoio dos Navios da Esperança; a Operação “Carro Pipa”; os Voos da Vida; as entregas do Programa Calha Norte; e os projetos sociais no âmbito do Ministério da Defesa, como Soldado Cidadão, Forças no Esporte, João do Pulo, Projeto Rondon e Atletas de Alto Rendimento. | AgªMarinha