Com início da construção prevista para 2025, fábrica é a primeira da América.
A Cosentino, multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design, vai construir uma nova fábrica nos Estados Unidos, na cidade de Jacksonville (Flórida).
A empresa assinou um acordo preliminar com a Câmara Municipal de Jacksonville para adquirir um terreno destinado a abrigar sua nova fábrica. O investimento total previsto para o projeto é de aproximadamente US$ 270 milhões, conforme relatado por Cosentino por meio de um comunicado.
Embora o cronograma final do projeto ainda não tenha sido especificado, espera-se que as obras tenham início em 2025, com conclusão prevista para 2028. O projeto industrial também contempla fases adicionais de expansão para aumentar a capacidade logística e de armazenamento, bem como a introdução de novas linhas de fabricação, se necessário.
O Estados Unidos é o principal mercado da Cosentino, que tem a sua principal rede de distribuição, mas todo o produto é destinado de Almeria. A nova fábrica será estrategicamente localizada em uma área de mais de 130 hectares, 30 quilômetros a leste do Porto de Jacksonville e a poucos minutos da Interestadual 10, o que ajudará a otimizar e agilizar canais de distribuição para toda a América do Norte, segundo a empresa. A primeira fase do projeto vai gerar cerca de 180 empregos diretos.
O grupo familiar de Almería distribui os seus produtos (incluindo Silestone, Dekton e Sensa) para mais de 120 países, mas até agora só o fazia a partir de sua sede. A dos Estados Unidos será sua primeira fábrica de produto final no exterior. Seu objetivo é —fornecer um serviço mais eficiente, atender a demanda de seu principal mercado de vendas global e reduzir sua pegada de carbono —segundo a empresa. O grupo tem oito fábricas em Almería e uma fábrica de processamento de granito em Vitória (ES), no Brasil.
A América do Norte, especialmente os Estados Unidos e o Canadá, representa um mercado crucial para a Cosentino, respondendo por 59% de seu faturamento no ano passado. A empresa já possui uma extensa rede logística e de distribuição na região, com 60 infraestruturas próprias, incluindo 45 armazéns, 10 showrooms e 5 centros de distribuição, que atendem a todo o país. Com mais de 1.400 funcionários na América do Norte, a Cosentino tem sua sede em Coral Gables, Miami.
Eduardo Cosentino, vice-presidente global de vendas e chefe do grupo na América do Norte, enfatizou a importância estratégica desse investimento: —Desde a criação da subsidiária Cosentino NorthAmerica em 1997, construímos gradualmente nossa liderança neste mercado, tanto na distribuição quanto na capacidade de serviço, bem como a nível comercial com consumidores finais, profissionais especificadores das áreas de arquitetura e design, marmoristas parceiros e grandes cadeias como Home Depot, Lowe’s, Costco, entre outras. É uma aposta estratégica que vai nos ajudar a atender com mais eficiência a demanda dessa região no médio e longo prazo —afirmou.
Perfil — O Grupo Cosentino é uma companhia familiar e líder global que produz e distribui superfícies de alto valor e inovação para arquitetura e design. Como uma empresa líder, a Cosentino imagina e antecipa, junto com seus consumidores e parceiros, soluções de design que oferecem valor e inspiração para a vida das pessoas. Essa conquista é possível por meio das marcas pioneiras que são líderes em seus respectivos segmentos: Silestone®, Dekton® e Sensa®. Superfícies avançadas tecnologicamente, que permitem a criação de projetos para a casa e para o espaço público.
O grupo baseia seu desenvolvimento na expansão internacional, um programa inovador de pesquisa e desenvolvimento, respeito pelo meio ambiente e sustentabilidade, e seu constante compromisso com a sociedade e as comunidades locais onde opera, educação, igualdade, saúde e segurança. | www.cosentino.com/pt-br