Pioneiro da região em abolir o nome shopping, Parahyba Mall já tem 80% dos espaços em negociação na mira de empreendedores de São Paulo.
O novo empreendimento design em João Pessoa, o Parahyba Mall, traz no conceito “Strip Mall”, que oferece ao consumidor experiências, alimentação e compra em um único lugar, com um formato diferenciado. O último levantamento da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), revela que cada Strip Mall recebe, pelo menos, 23 mil visitantes mensalmente. Nesse contexto, o Parahyba Mall, pioneiro neste formato no Nordeste e o primeiro a extinguir o nome shopping (ditando essa tendência em outros Estados), está atraindo a atenção de investidores de fora. Cerca de 65% dos espaços disponíveis já estão em negociação com empreendedores de outros estados e franquias nacionais, sendo cerca de 80% deles do Estado de São Paulo.
No Brasil, esse modelo de empreendimentos tem se mostrado aquecido e teve a pandemia como uma janela de oportunidades, já que nasceu adequado às novas necessidades dos clientes oferecendo inovação, experiência gastronômica e serviços, sem aglomerações ou burocracias. Esse tipo de comércio tem uma grande diversidade produtos e serviços, como os tradicionais Shopping Centers, porém os espaços são abertos, as lojas são personalizadas para o mall e toda a estrutura planejada para a passagem rápida do consumidor pelo local.
O Parahyba Mall terá investimento de R $100 milhões e vai gerar, no mínimo, 1500 empregos, impactando o aumento do turismo e mercado imobiliário na região, além de movimentar toda a economia local. Um dos principais investidores e administradores do strip mall é Carlos Frederico Farias, responsável por levar a rede McDonald ‘s para João Pessoa, e fundar e administrar diversos outros empreendimentos de sucesso, como hotéis da rede Ibis.
Frederico explica que os Shoppings e Malls estão revendo seus formatos para serem centros de experiências, pois o impacto da pandemia mudou o comportamento do consumidor. O executivo diz que fatores e comportamentos como a preocupação com a saúde, o crescimento do e-commerce, experimentação dos produtos no mundo físico e compra no digital, estão fazendo os varejistas pensarem em outras possibilidades. —O Parahyba Mall já nasce com os pilares de sustentabilidade, conveniência, muito verde, leveza no dia a dia e entendimento simples, exigências do consumidor pós-pandemia, que é um caminho sem volta e certamente um investimento promissor—diz.
Além de oferecer agilidade, praticidade, facilidade e conforto para os consumidores, o negócio chama a atenção de investidores por conta do custo operacional e das despesas de condomínio muito inferiores aos de pontos de vendas em shoppings tradicionais. Além disso, a baixa concorrência entre segmentos também é um diferencial. Por ser uma faixa de lojas variadas, é raro um mesmo centro reunir mais de um comércio com produtos e serviços semelhantes.
De olho em João Pessoa — Com a maior taxa de crescimento do comércio varejista no Brasil em 2022, o volume de vendas do varejo na região cresceu em 13,9% diante da modesta alta em todo o Brasil, que totalizou apenas 1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). João Pessoa também é considerada a capital do empreendedorismo, e acumula um PIB de R$ 20 bilhões, um terço do PIB estadual.
Além disso, o levantamento ‘Mais 50’ aponta que o melhor local para se viver no Brasil é na capital João Pessoa. O bairro do Bessa, onde está localizado o Parahyba Mall, é apontado como um dos melhores do País para se morar e, consequentemente, investir. A proximidade da melhor praia, o “caribessa”, a localização e a variedade de comércios integram os motivos para o merecido pódio.
—A Paraíba tem recebido cada vez mais moradores em busca de qualidade de vida. Pessoas de outros estados e países estão fazendo da cidade o seu novo lar. Consequentemente, os negócios estão crescendo. Com todo esse ‘boom’ acontecendo no Estado, investir no Parahyba Mall ou em outros negócios bem estruturados na região é ter garantia de retorno financeiro e muitas possibilidades de crescimento exponencial —finaliza Carlos Frederico. | www.instagram.com/parahybamall